Engravidar amamentando é possível?

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 17/07/2022   216 Views  

É possível engravidar durante o aleitamento materno, mas isso não é muito provável. As mamãe que amamentam a livre demanda, ou seja toda a vez que o bebê quer, e que o bebê está em amamentação exclusiva, tem uma chance muito baixa de gestação.

Isso ocorre pois sucção da mama estimula a produção de prolactina, uma hormônio responsável pela produção de leite que também suprime a atividade ovariana. Ou seja, enquanto os níveis de prolactina estiverem elevados o ovário deixa de funcionar.

Entretanto, embora a amamentação ofereça alguma protecção contra a ovulação, é possível ovular e engravidar antes mesmo de menstruar depois do parto. As “gestações surpresa” do período de amamentação costumam ocorrer quando se introduz outros alimentos na dieta do bebê.

Recomenda-se, portanto, começar a usar a pílula contraceptiva novamente 15 a 40 dias após o parto. Não utilizar nenhum método contraceptivo durante a amamentação não é muito seguro, pois há dados de que cerca de dois a quinze por cento das mulheres engravidam desta forma.

Portanto, se estiver amamentando e não quiser engravidar, é importante usar alguma forma de contracepção.

Engravidar Amamentando é possível

Engravidar amamentando é possível, apesar de improvável.

Quando meu médico irá conversar sobre contracepção após o parto?

O pré-natal não acaba com o parto. Após o parto habitualmente são realizadas ainda duas consultas de pré-natal, chamadas de consultas puerperais. Puerpério é o período após o parto em que o organismo da mulher volte às condições normais de antes da gestação.

A primeira consulta puerperal geralmente é marcada com uma semana após o parto e nela o médico irá verificar a sua condição geral, se tudo está correndo bem. Ele deve perguntar se você está conseguindo amamentar, examinar os seios para ver se existem machucados. Ele também deve perguntar sobre o sangramento (lóquios) e verificar se existe algum sinal de infecção na cicatriza da sua cesárea ou episiotomia.

A segunda consulta puerperal é geralmente feita com 30 a 40 dias após o parto e ela é feita especificamente para escolher um método de anticoncepção pra você.

Os métodos mais comumente utilizados são a mini-pílula e os dispositivos intra-uterinos (DIUs) são todos seguros para serem utilizados durante a amamentação. Os anticoncepcionais hormonais combinados, aqueles que contém estrógeno, não são utilizados durante a amamentação. O estrógeno pode reduzir a quantidade de leite materno produzido e comprometer a lactação.

Estou amamentando e minha menstruação não vem, isso é normal?

Não é raro que as mulheres que amamentam tenham ciclos menstruais irregulares ou fiquem sem menstruar. De fato, é considerado normal não menstruar durante todo o período de amamentação!

Sim, os hormônios responsáveis pela amamentação, oxitocina e prolactina, podem impedir que a menstruação ocorra normalmente.

O que acontece com o leite de quem está amamentando e engravida?

Não haverá nenhuma mudança significativa com as características do leite. Desde que a mulher mantenha-se hidratada a produção de leite poderá continuar igual. Durante a gravidez o leite fica um pouco mais salgado e eventualmente o bebê poderá perceber essa alteração.

É importante lembrar que se estiver grávida e continuar a amamentar precisará de mais energia e nutrientes, por isso é essencial ter uma boa dieta e descansar quando possível.

É possível amamentar 2 bebês com idades diferentes caso eu engravide amamentando?

Sim, é possível amamentar dois bebês em idades diferentes caso você engravide durante a amamentação. No entanto, pode ser muito cansativo para a mãe. Portanto, recomenda-se desmamar o bebê mais velho se já tiver completado dois anos de idade.

Quais são os sintomas de quem está grávida amamentando?

São iguais aos sintomas de uma gestação normal. Sendo eles alterações no apetite, náuseas, quedas na pressão arterial, tonturas, sonolência, aumento do volume abdominal, e após alguns meses, movimentos do bebê.

Se acredita que possa estar grávida durante a amamentação, é importante falar com o seu médico o mais depressa possível. Ele poderá confirmar se está grávida e aconselhá-la sobre as medidas a tomar a seguir.

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 17/07/2022   216 Views