Dispareunia: a dor na relação sexual aflige muitas mulheres

Categorias: Dúvidas, Gestantes, Termos
Data: 24/06/2020   91 Views  

A dor durante o ato sexual ou logo após a relação é chamada de dispareunia. Apesar desse nome pouco conhecido a dispareunia pode ocorrer em ambos os sexos. Entretanto é mais frequente nas mulheres, atingindo cerca de 20% da população feminina.

O que significa a dor durante a relação?

A dispareunia pode ser cauda por vários fatores físicos ou psicológicos. Como causas orgânicas podemos citar as infecções sexualmente transmissíveis, distúrbios hormonais, endometriose, diminuição da lubrificação. Além das causas orgânicas problemas psicológicos também podem ser a causa da dor durante o sexo.

A dor durante a relação sexual ou após dificulta o ato sexual e reduz a vontade de ter novas relações. Portanto a dor, coceira ou ardência pode ser um sinal de problema e é importante falar com seu ginecologista sobre isso. Não é normal sentir dor na hora da relação. Muitas vezes tão difícil quanto tratar a dispareunia é trazer esse assunto à tona durante a consulta ginecológica.

O que pode causar a dispareunia?

As causas da dispareunia são habitualmente divididas conforme o local aonde a dor ocorre, podendo ser superficial ou profunda. A dispareunia superficial (ou de entrada) é caracterizada pela dor no intróito vaginal. Por outro lado a dispareunia profunda é quando a dor ocorre no fundo da vaginal, sendo muito comum a endometriose.

Dispareunia Superficial e Profunda

Tipos de dispareunia conforme a sua localização.

As principais causas de dispareunia superficial incluem:

  • Falta de lubrificação
  • Trauma, machucados e irritação da pele
  • Vaginismo
  • Anomalias congênitas

Por outro lado as causas de dispareunia profunda comumente podem ser:

  • Doença inflamatória pélvica
  • Endometriose
  • Cistite
  • Cistos de ovário
  • Prolapso uterino
  • Síndrome do Intestino Irritável
  • Cirurgias prévias (como cesárea, histerectomía ou outras cirurgias pélvicas)

Fatores emocionais também podem estar relacionadas com a dor na relação sexual. Estresse, depressão, ansiedade e um histórico de abuso sexual são comumente relacionados com a queixa de dor durante o sexo.

O que fazer para acabar com a dor durante a relação sexual?

O tratamento da dispareunia é voltado para a sua causa. Por isso uma consulta ginecológica é importante. Caso a causa seja a secura vaginal pode-se usar lubrificante ou em alguns casos a utilização de hormônios podem ajudar a resolver o problema. Por outro lado as infecções vaginais devem ser tratadas adequadamente de forma a eliminar o germe que causa a infecção.

Em alguns casos é difícil de identificar uma causa orgânica e então os fatores psicológicos devem ser considerados. Nestes casos o tratamento envolve a educação sexual, apoio emocional e, às vezes, medicamentos.

 

Categorias: Dúvidas, Gestantes, Termos
Data: 24/06/2020   91 Views