23ª Semana

Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 08/08/2016   15169 Views  

O Bebê

Seu bebê pesa cerca de 580 gramas agora. Mede cerca de 27 cm da cabeça aos pés. O corpo torna-se mais proporcional a cada dia e os ossos do ouvido médio começam a endurecer, tornando possível a condução do som. O feto reconhece os sons maternos tais como a respiração, os batimentos cardíacos, a voz e a digestão.

Uma dica para essa fase é conversar bastante com o bebê e estimulá-lo com massagens no abdome. É interessante que o pai também converse com o bebê, principalmente porque ele ouve mais facilmente a voz grave do pai.

Se nascer agora, seu bebê já tem chance de sobreviver, contudo o sistema respiratório ainda está em desenvolvimento. Esperamos que ele fique aí dentro por várias semanas!! Ossos, músculos e órgãos apresentam crescimento estável. Os vasos sanguíneos, ossos e órgãos são visíveis sob uma fina membrana de pele, rósea e enrugada.

A futura mamãe

Pode começar a haver pequena secreção espontânea de colostro (primeiro alimento do bebê), pelos mamilos. As pequenas elevações na superfície da pele das auréolas (Corpúsculos de Montgomery) produzem uma substância que protegerá os mamilos durante a amamentação. As áreas pigmentadas das aréolas tornam-se mais escuras.

Outra alteração fisiológica acontece nos cabelos, que parecem mais grossos, uma vez que o ciclo natural de queda do cabelo só volta depois do parto. Seu bebê ainda tem muito espaço para se mover, chutar, saltar e virar cambalhotas. Você pode inclusive ver seu abdome se mover. Se você anda meio indisposta e de mau humor, não se preocupe, pois é normal. Tente ficar bem com você mesma.

<< Semana Anterior | Próxima Semana >>
Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 08/08/2016   15169 Views