25ª Semana

Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 04/08/2016   9168 Views  

O Bebê

As estruturas da coluna – 33 anéis, 150 juntas e cerca de 1000 ligamentos – começam a se formar. Os vasos sanguíneos dos pulmões estão em franco desenvolvimento e as narinas se abrem. Os pulmões já são capazes de se adaptar à vida extra-uterina (com muita dificuldade e ajuda dos neonatologistas e aparelhos de respiração), pois os alvéolos (sacos de ar) já estão quase totalmente desenvolvidos e começam a produzir surfactante, uma substância que previne que o tecido pulmonar colabe por si só. A boca e os lábios tornam-se mais sensíveis. Os olhos respondem à luz, enquanto os ouvidos respondem aos sons originados fora do útero. Os “germes” dos dentes permanentes aparecem na parte mais posterior das gengivas. Os movimentos reflexos melhoram. As unhas dos dedos das mãos e dos pés continuam a crescer. Ele pesa em torno de 780 a 840 gramas e mede cerca de 30 cm da cabeça aos pés.

A futura mamãe

Agora seu útero tem o tamanho de uma bola de futebol oficial. O útero em crescimento pressiona suas costas e bacia e isso pode causar crises de dor na região lombar e nas pernas. Se você sente essas dores descanse, mude sua postura e aplique compressas quentes na região dolorosa.

CUIDADO COM SINAIS DE TRABALHO DE PARTO PREMATURO!

Você conhece alguns sintomas e sinais de parto prematuro? Nunca ignore os seguintes:

  • Cólicas parecidas com as do período menstrual (constantes ou ocasionais)
  • Dores constantes no baixo ventre
  • Pressão na região pélvica (como se o bebê estivesse empurrando para baixo)
  • Cólicas abdominais (com ou sem diarreia)
  • Aumento e alteração da consistência do corrimento vaginal (especialmente se ele se torna mucoso como o do período ovulatório)
  • Contrações uterinas a cada 10 minutos ou mais freqüentes (podem ser dolorosas)

Note que sintomas semelhantes são comuns em uma gestação (dor pélvica, aumento da secreção vaginal, etc…). Portanto é realmente difícil determinar o limite entre o que é normal e o que é além do normal. Sempre que estiver em dúvida procure o seu médico.

O futuro papai

Agora é um bom momento para antecipar sua agenda de trabalho para quando o bebê nascer. Pense sobre as opções de trabalho que você tem para substituir as atuais e as leis que regem o seu futuro afastamento (licença-paternidade).

<< Semana Anterior | Próxima Semana >>

Vídeo: Vida no Ventre – 25 semanas

 

Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 04/08/2016   9168 Views