Quantos Graus é Febre

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 10/07/2022   43 Views  

A febre é uma condição médica caracterizada por uma elevação da temperatura corporal. Em uma pessoa saudável a temperatura costuma variar entre 36,1ºC e 37,2ºC, mas isto pode variar ligeiramente de pessoa para pessoa.

Mulher medindo temperatura para ver se está com febre

Considera-se febre quando a temperatura corporal de uma pessoa excede 37,8ºC, quando podem aparecer alguns sintomas como calafrios, transpiração e mal-estar. Outros sintomas como arrepios também podem ser uma reação ao aumento da temperatura corporal.

Quando a temperatura do corpo está entre 37,3ºC e 37,8ºC, chama-se febrícula. Esta situação não costuma trazer grandes problemas para o corpo e costuma ser assintomática.

Qual temperatura é febre em bebês e crianças?

Os pontos de corte para que seja considerado febre em bebês e crianças é igual ao ponto de corte no adulto. Portanto temperaturas acima de 37,8ºC são consideradas febre independente da idade do indivíduo.

O que pode acontecer quando a febre está muito alta?

Quando a temperatura corporal atinge cerca de 39ºC, já pode causar confusão mental e delírios. Acima de 40ºC, pode desencadear convulsões.

Caso a febre chegue perto ou até mesmo atinja a marca dos 40°C, o quadro é considerado de fato perigoso e a procura por consulta médica ou ida ao pronto-socorro se tornam fundamentais.

O que pode causar febre

A febre é geralmente causada por uma infecção, mas também pode ser causada por outras condições, como insolação ou um processo inflamatório.

Por um outro lado, coisas simples, como a atividade física, podem aumentar a temperatura do corpo por algum tempo sem que isso senha um problema.

Se você tem febre, seu corpo está tentando combater uma infecção. O calor extra ajuda a matar as bactérias ou vírus que causam a infecção. A maioria das febres desaparece sozinha e não são prejudiciais, mas às vezes a febre pode ser um sinal de uma doença mais grave, como a meningite.

Interessantemente, quando a mulher ovula a sua temperatura corporal também pode subir um pouco! Inclusive o controle da temperatura basal corporal pode ser utilizada para identificar a ovulação.

É necessário tratar a febre?

Quando você ou seu filho estão com febre, o objetivo principal é aliviar o desconforto e promover o bem estar e descanso. Lembre-se que a febre é um sintoma e portanto a manifestação clínica da doença. O tratamento da febre não encurta nem prolonga particularmente o curso de uma doença.

Qual o tratamento para febre alta?

Se você estiver preocupado com sua febre, fale com o seu médico. O paracetamol é o tratamento mais comum para reduzir uma temperatura alta em adultos e crianças com mais de 16 anos de idade. O ibuprofeno também pode ser usado para tratar a febre em adultos e crianças acima de 12 anos de idade.

Compressas frias na nuca ou tomar um banho também são medidas que podem ser utilizadas para reduzir a temperatura corporal, evitando assim as complicações das altas temperaturas.

Utilizar uma roupa leve é uma maneira de evitar o aumento da temperatura e reduzir o sintoma da febre. Hidratar-se bem, tomando bastante água é uma estratégia interessante para manter o organismo saudável e baixar a febre.

A aspirina não deve ser administrada a crianças menores de 16 anos, a menos que tenha sido prescrita por um médico.

Quando procurar atendimento médico emergencial

Em algumas situação é necessário procurar o médico para avaliação do quadro febril. Lembre-se que em algumas situações a febre pode ser uma emergência médica. Procure o médico nas seguintes situações:

  • Febre sem suor
  • Dor de cabeça importante
  • Convulsões
  • Torcicolo
  • Confusão Mental
  • Vômitos repetidos ou diarreia
  • Irritabilidade ou desconforto significativo
  • Qualquer sintoma preocupante, diferente ou incomum

Como medir a temperatura corporal corretamente?

A maneira mais comum de medir a temperatura corporal ainda é com um termômetro de mercúrio. Embora os termômetros digitais estejam se tornando mais populares, eles não são tão precisos quanto os termômetros de mercúrio.

Para medir a temperatura corporal corretamente, o termômetro deve ser colocado sob a axila e deve ser deixado lá por pelo menos três minutos. Após este tempo, a leitura deve ser feita.

A temperatura corporal pode ser medida em diferentes locais, mas atualmente o local de preferência é a axila. A temperatura axilar tem maior precisão, por exemplo, que a temperatura tomada na boca. Uma infecção periodontal, por exemplo, pode fazer com que a temperatura oral fique mais alta.

A temperatura retal ou no ouvido é ligeiramente mais alta que na axila, em torno de 2 a 3 graus.

Independentemente do tipo de termômetro que você usa, tome estas precauções ao usá-lo:

  • Leia as instruções que acompanham o termômetro;
  • Limpe o termômetro antes e depois de cada uso com álcool ou sabão e água morna;
  • Não use o mesmo termômetro para temperaturas orais e retais;
  • Nunca deixe uma criança desacompanhada enquanto estiver medindo sua temperatura.

Lembre-se que o mercúrio é tóxico e se você usa um termômetro com mercúrio é prudente evitar que as crianças tenham acesso a ele.

Existem também dispositivos para medir a temperatura na testa e esta pode se uma estratégia para medir a temperatura em crianças, por exemplo. Mas lembre-se sempre que possível a temperatura axilar é a mais indicada.

Estou grávida e tive febre, isso pode ser um problema?

Se você está grávida e com febre deve procurar o seu médico obstetra para uma avaliação. A febre na gravidez pode ser um sinal de infecção, o que pode ser perigoso tanto para a mãe quanto para o bebê.

As mulheres grávidas nunca devem evitar tomar qualquer medicação antes de falar com o seu médico.

A febre pode ser um sinal de infecção pelo COVID 19?

Sim, a febre é um sinal de infecção e é considerado um sintoma de COVID 19. Especialmente se estiver associada a sintomas respiratórios como a tosse, falta de ar, ou perda da sensibilidade de cheiros.

Mantenha a qualidade de vida

Alguns cuidados devem ser tomados em casa para garantir conforto e qualidade de vida, como, por exemplo:

  • Beba bastante líquido;
  • Usar roupas leves;
  • Descansar o suficiente;
  • Colocar uma compressa fria na parte de trás do pescoço ou na testa (nunca com gelo);
  • Evite álcool;
  • Não tomar Aspirina ou outros medicamentos sem antes consultar um médico.
Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 10/07/2022   43 Views