O que é o Calendário Lunar

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 13/07/2022   65 Views  

O calendário lunar é um assunto curioso quando se trata de gravidez, já que muitas gestantes acreditam que o momento do parto pode sofrer influência das mudanças da lua. Outras tem a percepção de que os sintomas da gravidez também podem ser influenciados pelo calendário lunar.

Afinal, o que é o calendário lunar?

O calendário lunar é um modo de contar as datas através dos meses da lua. Ele possui aproximadamente 29 dias e 12 horas. Além disso, as fases da lua indicam o início e o final do processo de lunação.

Os calendários conhecidos estabelecem a sua organização a partir de astros observáveis a olho nu, e sobretudo a partir das posições do Sol ou as fases da Lua.

Os calendários baseados na fase da lua já foram identificados em registros datados de mais de 20 mil anos; escavações nas paredes, em ossos ou na madeira correspondendo aos dias entre as fases da Lua.

Calendário Lunar Antigo

Marcação do Calendário Lunar; 29 marcações que correspondem a um ciclo lunar completo. Crédito: Hans Erren, CC-BY-SA-3.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Aspeberget_calendar_man.jpg.

Como já é observado desde a antiguidade a lua exerce grande influência sobre diversas situações em nosso cotidiano. Por exemplo, a distância entre a lua e a terra influencia o nível do mar. O calendário lunar tem 28 dias, coincidindo com o ciclo menstrual.

Dessa forma é natural que diversos mitos e crendices existam em torno do calendário lunar e sua influência em nossa vida.

Como as fases da lua influenciam o parto?

É muito comum escutar relatos de gestantes que foram influenciadas pelas mudanças na lua em seus partos. Portanto existe uma crença popular de que as trocas de lua poderiam indicar que a gestante irá entrar em trabalho de parto.

Como isso é possível? Uma explicação é que a lua influencia os fluxos corporais da mulher através das marés, já que a lua cheia faz as marés subirem de nível.

Entretanto, do ponto de vista científico, não existe nenhuma evidência de que a lua possa interferir no momento do parto. Se você gostaria de saber mais sobre esse assunto leia nosso post sobre a influência da lua sobre o momento do parto.

Apesar de eventualmente em uma situação ou outra termos a impressão que um número grande de gestantes entra em trabalho de parto em determinadas fases da lua, quando analisamos milhares de partos e o calendário lunar observamos que isso não passa de uma coincidência.

Como contar a gravidez através da lua?

Uma fase lunar dura cerca de 28 dias, então, uma gestação completa acompanha cerca de 10 fases lunares.

Para saber como contar a sua gravidez, busque saber em qual fase a lua estava na sua última menstruação. Feito isso, conte mais nove períodos lunares (de 28 dias).

Fácil, não é? Embora a data provável do parto por meio do calendário lunar seja uma perspectiva, ela geralmente funciona até melhor que o calendário normal. Isso por que enquanto o calendário lunar tem meses sempre com o mesmo número de dias.

Entretanto lembre que no calendário lunar a gestação teria 10 meses lunares, que correspondem a 280 dias ou 40 semanas. Sim 40 semanas, conforme o seu médico conta! Nosso posto sobre como a idade gestacional é calculada explica toda essa história com mais detalhes.

Crenças sobre as fases da lua e o momento do parto

Lembra-se que as informações abaixo são apenas crenças populares e não existe nenhuma comprovação científica delas. Em verdade as fases da lua não tem nenhum efeito sobre a evolução do trabalho de parto nem sobre o momento em que ele irá acontecer.

Acredita-se que a lua nova indica um parto rápido e sem problemas. Já a lua cheia apresenta partos difíceis e com longa duração. Se o seu parto for realizado na lua minguante, provavelmente será cesariano.

Supostamente o parto mais tranquilo seria o da lua crescente. Por isso muitas gestantes esperam ganhar seus bebês nessa fase da lua.

Estas crenças sobre como as fases da lua influenciariam o parto eram muito fortes no passado. E embora não tenha um embasamento científico muito extenso, o calendário lunar e a gravidez são uma relação que caiu na graça do povo.

Lua Cheia e a Gravidez

Com relação a fertilidade existe também uma crença de que a mulher seria mais fértil durante a lua cheia. Possivelmente essas associações da fertilidade com a lua sejam decorrentes do fato de que o ciclo menstrual tem aproximadamente 28 dias, assim como o mês lunar.

Entretanto sabemos que a fertilidade é mais relação com a ovulação em si e não com o calendário lunar. Para as tentantes que gostariam de identificar o seu período de maior fertilidade recomendamos utilizar nossa ferramenta para calcular o período fértil.

Influências da Lua Nova

Como já falamos existe a crença de que a lua nova esteja associada a um parto rápido e sem problemas – sonho de consumo de toda gestante! Existe também a crença de que a lua nova influencie a personalidade do bebê. Os bebês que nascem na lua nova seriam mais criativos, curiosos e receptivos a aprendizados.

Como garantir um parto tranquilo independente da fase da lua

O acompanhamento médico é o que garante a saúde do seu bebê e a naturalidade do seu parto. Por isso recomendamos que inicie o seu pré-natal antes mesmo de engravidar! A consulta pré-concepcional, apesar de pouco realizada, é importante para identificar eventuais problemas de saúde que possam ser corrigidos antes mesmo da gravidez.

Se não deu tempo da consulta pré-concepcional é importante começar o pré-natal o quanto antes. Se você estiver com um tempo veja o nosso post sobre a importância do pré-natal. Durante as consultas o médico obstetra irá solicitar diversos exames laboratoriais e exames de ultrassom para verificar a sua saúde e a do seu bebê.

Acompanhar a gravidez é um desafio, você se apega em mitos, dados científicos e intuições corporais. O importante é não ficar sozinha, buscar apoio familiar e, principalmente, uma clínica especializada para cada uma das necessidades de uma gestante.

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 13/07/2022   65 Views