Navegação por tópicos
Publicidade
Tatsumi, Takayuki MD, PhD; Sampei, Makiko RN, MPH; Saito, Kazuki MD, PhD; Honda, Yuka PhD; Okazaki, Yuka MD; Arata, Naoko MD, PhD; Narumi, Kanako MD; Morisaki, Naho MD, PhD; Ishikawa, Tomonori MD, PhD; Narumi, Satoshi MD, PhD
> Obstetrics & Gynecology: October 2020 – Volume 136 – Issue 4 – p 666-674
Objetivo
Avaliar os efeitos da idade e estação do ano sobre a duração do ciclo menstrual e a temperatura corporal basal (TCB). Também examinamos os efeitos do clima na duração do ciclo e no TCB, levando em consideração as características geográficas e sociais japonesas.
Método
Neste estudo de coorte retrospectivo, analisamos dados de 6 milhões de ciclos menstruais inseridos em um aplicativo de smartphone de 310.000 mulheres de 2016 a 2017. Apenas aquelas que entraram com mais de 10 ciclos em 2 anos foram incluídas. Equações de estimativa generalizadas foram usadas para ajustar fatores de confusão e correlações intrapessoais de múltiplos registros. A análise de regressão múltipla foi conduzida, com idade, temperatura média externa, quantidade de precipitação e horas de sol como fatores de confusão.
Resultados
A duração média do ciclo menstrual aumentou dos 15-23 anos de idade, diminuiu subsequentemente até os 45 anos e depois aumentou novamente. A temperatura corporal média da fase folicular não mostrou alterações dependentes da idade, mas a temperatura corporal da fase lútea aumentou gradualmente até 29 anos e então se estabilizou e começou a diminuir após os 42 anos. Foi observada associação significativa entre temperatura externa e temperatura corporal (fase folicular e lútea), embora a duração do ciclo menstrual não tenha mostrado tal associação.
Conclusão
Esses resultados, derivados de dados inseridos automaticamente em um aplicativo de smartphone, revelaram mudanças sazonais e dependentes da idade não reconhecidas na duração do ciclo menstrual e na TCB, o que contribuirá para um melhor entendimento da saúde reprodutiva feminina no mundo moderno.
Nossa análise baseada em aplicativo de smartphone de 6 milhões de ciclos menstruais entre mulheres japonesas encontrou mudanças sazonais e dependentes da idade na duração do ciclo e na temperatura corporal basal.
Artigo Original: Age-Dependent and Seasonal Changes in Menstrual Cycle Length and Body Temperature Based on Big Data
Publicidade