Idade gestacional pelo ultrassom é confiável?

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 20/03/2022   821 Views  

Quando uma mulher descobre que está grávida, uma das primeiras coisas que ela quer saber é de quanto tempo está grávida. Isto pode ser determinado por uma série de métodos, mas um dos mais confiáveis é a ultrassonografia. Utilizando a biometria fetal, ou medidas do bebê, um exame de ultrassonografia pode calcular a idade gestacional com uma margem de erro de apenas 3 a 5 dias. Isto significa que a idade gestacional pelo ultrassom é bastante confiável, desde que o exame seja realizado de maneira adequada.

Como o médico determina a idade gestacional?

Atualmente o primeiro método utilizado para determinar a idade gestacional é a data da última menstruação. O seu médico obstetra irá fazer essa pergunta na sua primeira consulta de pré-natal. Para calcular a idade gestacional ele irá contar quantos dias se passaram desde a última menstruação e irá dividir por 7 para transformar este números em semanas. Se você quiser calcular sua idade gestacional utilize nossa calculadora de idade gestacional.

O segundo método utilizado atualmente é a medida da altura uterina. Durante a gravidez o útero da gestante aumenta de tamanha de uma forma mais ou menos regular. Até 12 semanas ele encontra-se dentro da bacia e não é palpável pelo abdômen da mamãe. Com 20 semanas de gravidez ele encontra-se mais ou menos na altura do umbigo e depois cresce cerca de 1 cm por mês. É por isso que seu obstetra mede a altura uterina em cada consulta.

Apesar destes dois métodos serem muito utilizados eles podem ser imprecisos. Para se ter uma idéia cerca de 40% das gestantes não sabem informar a última menstruação ou não a informam com precisão. A altura uterina, apesar de ser um método razoavelmente bom, pode produzir uma idade gestacional errada em situações como gestações gemelares. Além disso alterações no volume de líquido amniótico ou a presença de miomas uterinos podem também provocar erro na determinação da idade gestacional por este método.

Atualmente o método mais utilizado é a ultrassonografia. Logo na primeira consulta de pré-natal é rotina solicitar um exame de ultrassonografia que irá ajudar a determinar se está tudo bem com o bebê. Além disso o exame de ultrassom irá trazer no seu resultado a idade gestacional estimada da gravidez.

Como a idade gestacional é determinada no ultrassom?

No exame de ultrassom o médico irá fazer algumas medidas do bebê. A idade gestacional será determinada com base no conhecimento de que o tamanho do embrião ou feto é consistente com a sua idade.

Ou seja, um embrião pequeno tem menos idade gestacional do que um embrião um pouco maior. Por exemplo, um embrião de 10 mm tem aproximadamente 7 semanas e 1 dia, entanto que um de 20 mm tem 8 semanas e 4 dias.

Já num feto de maior idade gestacional utilizamos a biometria fetal média para determinar a idade gestacional. O médico irá medir a cabeça (diâmetro biparietal e circunferência craniana), o abdômen e o fêmur. Para cada medida desta haverá uma idade gestacional correspondente. A idade gestacional final será calculada utilizando a média de todas as medidas.

biometria

Biometria fetal – Na figura acima o polo cefálico é medido. Como resultado das medidas podemos ver a idade gestacional estimada no canto inferior direito.

Qual o melhor ultrassom para saber a idade gestacional?

Sempre o exame mais precoce é o mais preciso para determinar a idade gestacional. Isto ocorre pois lá no começo da gestação, quando somos apenas uma célula, todos temos quase que o mesmo tamanho. A medida que o tempo passa sofremos influência do meio em que estamos inseridos e também da nossa genética para nos tornarmos maiores ou menores.

Como o ultrassom determina a idade gestacional pelo nosso tamanho (biometria), é de se esperar que o exame feito no começo da gravidez seja mais preciso do que um realizado no fim.

Portanto, se você tiver um exame de 8 semanas e um realizado com 34 semanas o seu médico irá utilizar o primeiro exame, com 8 semanas, para calcular a sua idade gestacional atual.

CCN medido errado

No exemplo acima vemos como, para errar em uma semana, a medida é bem diferente no primeiro trimestre.

Porque no ultrassom dá uma data diferente da calculada pela menstruação?

É natural que exista uma pequena diferença entre a idade gestacional calculada pelo ultrassom e aquela determinada pelas medidas do bebê. Nem todo mundo cresce exatamente na média. Por isso é esperado, por exemplo, que a mulher tenha 6 semanas e 4 dias de idade gestacional e a medida do bebê estime a idade gestacional em 6 ou sete semanas. Neste exemplo estamos falando de uma pequena diferença de 3 ou 4 dias.

Além disso em cada exame as medidas são realizadas novamente e pequenas diferenças são esperadas. Também é bem comum que, por exemplo, nas medidas da cabeça a idade gestacional seja um pouco maior e no fêmur por exemplo seja um pouco menor. Novamente isso acontece pois ninguém cresce de maneira simetricamente perfeita. Sempre tem aquele indivíduo com uma cabeça um pouco maior e uma perna um pouco mais curta! Isto não é um sinal de problema.

Entretanto se a diferença é muito grande, por exemplo, você tem 6 semanas mas o ultrassom estima a idade gestacional em 8 semanas, o médico irá confiar no ultrassom. Na primeira metade da gravidez se a diferença é de mais de 7 dias, o médico deverá utilizar o ultrassom para calcular a sua idade gestacional com maior precisão.

Já nos exames de ultrassom do terceiro trimestre, caso a diferença seja muito grande, isto pode ser um sinal de que o bebê está grande ou pequeno. Converse com o seu médico caso tenha dúvidas sobre estas diferenças. Ele é a pessoa mais indicada para ajudar você a entender o resultado do seu exame.

Quanto tempo o ultrassom pode errar?

Isto varia um pouco com a idade gestacional. No começo da gravidez a margem de erro é menor que no fim da gravidez. E por isso o seu médico irá sempre usar o primeiro ultrassom para calcular sua idade gestacional.

Em linhas gerais podemos dizer que no primeiro trimestre da gravidez a margem de erro é de até uma semana. Já no segundo trimestre podemos esperar até 2 semanas de margem de erro. E no fim da gravidez, durante o terceiro trimestre, o erro pode ser de até 3 semanas. Entretanto é importante frisar que estes erros habitualmente ocorrem quando existe algum desvio de crescimento.

Caso o seu bebê esteja crescendo de maneira adequada, o que ocorre na maioria das vezes, o ultrassom é confiável para dizer a sua idade gestacional com uma boa precisão.

Quais são as chances de uma ultrassom dar errado?

O ultrassom é um método muito confiável para calcular a idade gestacional do seu bebê. Em geral, a margem de erro é pequena. Entretanto erros podem acontecer quando, por exemplo, o laudo contém algum erro de digitação.

Também, em situações pouco frequentes, durante a medida do bebê pode ter acontecido algum erro como o médico selecionar a medida do úmero enquanto media o fêmur ou algo assim. Portanto, apesar de muito incomum, erros podem acontecer.

Por isso é sempre importante que o exame de ultrassom seja acompanhado de documentação por imagens das medidas. Dessa forma, caso alguma coisa pareça estar errada, o médico poderá rever as imagens e identificar se houve algum erro.

Referências

  1. Determination of Gestational Age by Ultrasound
Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 20/03/2022   821 Views