Grávida pode pintar o cabelo?

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 12/10/2022   67 Views  

A gravidez é um dos períodos de mais incertezas para as mamães, pois tudo que era comum no seu dia a dia se torna uma grande dúvida. Entre elas, quais ações da rotina ainda posso realizar? 

A ida aos salões de beleza é um dos mais comuns em gerar dúvidas entre as mulheres gestantes. Dessa forma, algumas questões aparecem sobre os produtos que podem ser utilizados ou não. 

Para isso, trouxemos uma dúvida comum entre as futuras mamães e explicamos sobre a possibilidade de coloração do cabelo durante a gestação. 

Pintar o Cabelo na Gestação

Durante a gestação você não precisa deixar de cuidar do seu cabelo.

Posso retocar ou pintar meu cabelo durante a gestação?

De acordo com pesquisas atuais, as mulheres podem pintar o cabelo durante a gravidez. A preocupação se deve a composição das tintas que possuem elementos químicos que podem ser prejudiciais à saúde. 

Um estudo realizado na Dinamarca com 550 cabeleireiras gestantes demonstrou que não existe um risco aumentado para abortamentos, restrição de crescimento ou outras malformações neste grupo de gestantes. Isto é importante pois elas estão expostas aos produtos utilizados para pintar cabelo diariamente durante toda a gestação.

No entanto, segundo estudos, as quantidades de ingredientes tóxicos apresentadas nestes produtos não são consideravelmente altas, de forma que, não é possível uma grande absorção ao ponto de ocasionar malformação ou outros problemas ao feto. 

Ainda sim, a melhor opção é sempre consultar seu médico obstetra para que ele oriente e dê mais informações sobre os riscos envolvidos. 

Pinte o cabelo em um momento seguro

Conforme médicos e profissionais da área de saúde é indicado que a pintura seja feita após o primeiro trimestre de gestação. Isto se deve ao fato de que durante os três primeiros meses estão se formando partes importantes do feto, logo, a manifestação de produtos intoxicantes pode causar riscos ao bebê.

Se você não tem certeza de quanto tempo está grávida, consulte a nossa calculadora de idade gestacional.

Após os meses iniciais a gestante pode pintar o cabelo sem riscos, desde que não tenha contato com o couro cabeludo. Nesta fase, a criança já tem uma sustentação desenvolvida que aumenta sua defesa perante toxinas. 

Qual tinta escolher

Ao decidir pintar o cabelo, é importante tomar cuidado ao escolher as tintas que serão aplicadas. Apesar de todas possuírem componentes tóxicos, alguns não são indicados, por exemplo, formol, parabenos, amônia e metais pesados, por isso, leia atentamente a embalagem da tinta escolhida para garantir que é livre dessas substâncias. Para conhecer todos os produtos que você deve evitar na gravidez, leia nosso post sobre Substâncias Prejudiciais para a Gravidez.

Assim como, o uso de shampoos matizadores e desamareladores são contra indicados durante o período de gestação. 

Uma opção é utilizar produtos de cores mais claras, pois contém menos químicos em sua composição em relação às tintas com cores mais vivas. Outra alternativa mais segura, é aplicar produtos naturais, como a henna ou tinturas vegetais e de preferência hipoalergênicos. Além de, consultar com seu médico para que autorize o uso do produto. 

Para as mulheres que estão se planejando para uma futura gravidez, uma recomendação é começar a fazer uso de produtos de gestantes cerca de dois meses antes do período que tentará engravidar. Além disso se você está planejando a gravidez lembre-se de usar o ácido fólico por 2 a 3 meses antes de engravidar.

Cuidados

Ao observar o texto, podemos concluir que o tingimento do cabelo pode ocorrer durante a gestação, desde que se tenha os devidos cuidados. Diante disso, listamos algumas precauções para se tomar antes de realizar qualquer procedimento. 

  • Garanta que o local esteja bem ventilado;
  • Leia atentamente as instruções da embalagem; 
  • Utilize luvas para evitar o contato com a pele; 
  • Faça um teste de mecha;
  • Siga o tempo mínimo de ação do produto descrito na caixa, ou menos;
  • Enxágüe bem a cabeça para tirar quaisquer resquícios do produto. 

Opte por um lugar ventilado se for pintar o cabelo na gestação

Alguns produtos podem liberar substâncias químicas no ar. Por isso é importante ter atenção para pintar o cabelo em locais bem ventilados. Se você for ao salão peça para sentar próxima a janela. Se pintar o cabelo em casa lembre-se de fazer isso em um local bem arejado.

Existe algum número limite de vezes que posso pintar o cabelo na gestação?

Não há um limite pré-estabelecido. Lembre-se de apenas de evitar de pintar o cabelo na gestação durante as primeiras 12 semanas pois esse é o momento mais crítico para a formação do bebê.

Além disso, estimamos que será necessário pintar o cabelo apenas 3 ou 4 vezes durante a gestação. Isso também é um dado importante a absorção será mínima e a exposição a estes produtos terá um intervalo de 6 a 8 semanas.

Entretanto, se for pintar, prefira sempre a utilização da menor quantidade possível de produtos e sempre produtos naturais.

Há relato de alguma malformação provocada por tinta no cabelo?

Não. Não existem relatos de malformações associadas a tinta de cabelo. Entretanto recomendamos que sejam seguidas sempre as recomendações colocadas aqui neste artigo para minimizar qualquer risco.

Grávida pode alisar o cabelo?

Essa é uma dúvida importante, e o alisamento deve ser evitado durante toda a gestação e amamentação. Essa recomendação advém do fato de que muitos produtos utilizados para o alisamento não possuem estudos do seu efeito sobre a gestação.

Em especial estão contra-indicados os produtos com formol pois existe o risco dele penetrar na corrente sanguínea através do couro cabeludo, podendo atravessar então a placenta e chegar na circulação do feto.

Entretanto, se você alisou o cabelo e não sabia que estava grávida não se preocupe. Um estudo publicado em 1999 demonstrou que mulheres que usaram um alisador de cabelo químico em qualquer momento durante a gravidez ou dentro de 3 meses antes da concepção não tiveram risco maior de parto prematuro ou baixo peso ao nascer.

Pintando o cabelo enquanto você está amamentando

Embora não se encontre muitas informações sobre pintar o cabelo durante a amamentação, acredita-se que não há problema. Quando aquela raiz de cor diferente começar a incomodar, as mães poderão ajeitar o seu visual sem risco para o bebê.

Muito pouco dos produtos químicos usados na tintura de cabelo entram na corrente sanguínea, por isso é muito improvável que uma quantidade significativa seja passada através do leite materno.

O ideal é efetuar os cuidados com os cabelos com profissionais capacitados, para que a gestante tenha menos contato direto com os produtos. Além disso, é necessário consultar seu médico ou médica obstetra para verificar se é recomendado para a sua gestação, em específico.

Quer mais informações sobre os cuidados de beleza durante a gestação? Não deixe de ler o artigo que publicamos sobre Estética na Gestação!

Referências

  1. Zhu JL, Vestergaard M, Hjollund NH, Olsen J. Pregnancy outcomes among female hairdressers who participated in the Danish National Birth Cohort. Scand J Work Environ Health. 2006 Feb;32(1):61-6.
  2. Blackmore-Prince C, Harlow SD, Gargiullo P, Lee MA, Savitz DA. Chemical hair treatments and adverse pregnancy outcome among Black women in central North Carolina. Am J Epidemiol. 1999 Apr 15;149(8):712-6.
Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 12/10/2022   67 Views