Constipação na Gravidez

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 02/07/2022   131 Views  

A constipação (ou prisão de ventre) na gravidez infelizmente é algo comum, por conta principalmente do hormônio chamado progesterona. A progesterona reduz a motilidade do intestino, fazendo com que o trânsito do alimentos se torne mais demorado. Isso acaba por produzir fezes mais ressecadas, o que por fim leva a prisão de ventre. Além disso alguns segmentos do intestino podem ficar comprimidos pelo útero. Afinal, é preciso dar lugar ao útero que estará em grande expansão, a fim de promover um espaço agradável para crescimento do seu bebê.

E uma pessoa constipada não é aquela que simplesmente não vai ao banheiro. Há também sintomas como inchaço abdominal, fezes sólidas e até movimentos irregulares do intestino. Normalmente é um quadro que gera grande desconforto e até mau humor.

Constipação na Gravidez

A maioria destes sintomas de constipação intestinal são causadas pelo ritmo intestinal que fica lentificado. Assim o sistema digestivo da gestante tem que lidar com sintomas como a distensão abdominal, redução na frequência de evacuações. Também podem aparecer hemorróidas e eventualmente algum sangramento ao evacuar em função da presença de fissuras na região anal.

A boa notícia é que manter hábitos de visa saudáveis pode ajudar bastante a lidar com a constipação na gravidez. Se este sintoma está prejudicando a sua gestação procure orientação médica.

A constipação pode diminuir com uma boa dieta de fibras

Para todas as pessoas as fibras são essenciais para o funcionamento do intestino, para as gestantes podem combater a constipação. Encontramos as fibras em alimentos como frutas, vegetais, verduras, grãos, enfim, alimentos naturais que possuem esse nutriente.

Isso porque são substâncias que não são totalmente digeridas pelo nosso intestino. O resultado é que elas ajudam a incorporar as fezes e estimular a evacuação.

O problema pode reduzir com consumo de água

As fibras trabalham em conjunto com a ingestão de água. Ao incorporar nas fezes as fibras necessitam de água para que formem a textura que o organismo precisa para melhorar o trânsito. Beber água, portanto, deve estar nas suas atividades diárias.

Principalmente porque as alterações no organismo, como mais hormônios, maior fluxo sanguíneo, entre outras, demandam mais água. Uma dica é permanecer sempre com uma garrafa ao lado para não esquecer e beber bastante durante o dia.

Consumir fermentados ajuda combater a constipação na gravidez

O nosso intestino possui uma série de pequenos organismos benéficos, responsáveis por ajuda na digestão. Então, alimentos que ajudam nessa flora intestinal são aliados para o bom funcionamento do órgão.

Bons exemplos são os iogurtes, kombucha, kefir, entre outros. Em geral são alimentos com fermentação, que ajudam a alimentar a flora intestinal, também chamados de produtos probióticos.

Prática de atividade física

A atividade física é uma ótima ferramenta para manter o funcionamento de todo o organismo. Inclusive quando o assunto é trânsito intestinal, afinal, produzimos uma série de substâncias benéficas durante e ao final da atividade, além de melhorar o fluxo sanguíneo nos órgãos.

Claro que precisamos considerar o quadro atual da gestante, sendo as atividades recomendadas pelo médico que a acompanhe a melhor opção. É preciso que você escolha atividades que sejam autorizadas e que não faça nada com muita intensidade.

Uso de medicamentos

Quando a situação da gestante está causando muitos transtornos há medicamentos que especialistas podem recomendar. Isso ajuda a acelerar o processo e diminuir todo o desconforto que a constipação causa, tanto fisicamente quanto o humor.

Mas também precisamos ressaltar que todo medicamento ou suplemento ingerido pela gestante precisa ser recomendação médica. É o profissional que vai te avaliar e saber o que é melhor para seu caso e do seu bebê.

Agora você sabe como diminuir a constipação na gravidez de maneiras naturais e outras opções caso esteja com muito desconforto, como é o caso dos medicamentos. É muito importante prestar atenção nos hábitos porque eles podem intensificar o problema ou ajudar a resolvê-lo.

Dicas para soltar o intestino na gravidez

Durante a gestação é importante evitar o uso de medicações. Por isso conseguir fazer o seu intestino trabalhar bem sem usar medicações é uma medida bastante interessante. Portanto tente ajustar os seus hábitos de vida e converse com o seu obstetra, ele poderá ajudá-la a resolver o problema.

Algumas dicas de ouro para ajudar a soltar o intestino durante a gravidez são:

  • Ingerir ameixa preta seca diariamente
  • Ingerir grandes quantidades de fibras
  • Fazer exercícios regulares
  • Ingerir bastante água, não só água mineral mas também na forma de alimentos como frutas e sopas

É perigoso fazer muita força para evacuar na gravidez?

Não, o aumento da pressão abdominal causado pelo esforço para evacuar, não costuma causar problemas para a gestação em si. Ele certamente não tem relação nenhuma com abortamento e portanto você pode ficar tranquila com relação a isso.

Quanto tempo dura uma constipação na gravidez?

Infelizmente a constipação intestinal pode acompanhar a gestante por toda a gravidez. Ela pode começar já nos primeiros meses e eventualmente quando o útero aumenta bastante de tamanho poderá piorar significativamente. Isso ocorre pois o próprio útero irá comprimir parte do aparelho digestivo em especial o intestino. Veja também nossas dicas para evitar o intestino preso na gravidez.

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 02/07/2022   131 Views