Com quantos meses aparece a barriga de grávida

Categorias: Dúvidas, Gestantes, Sintomas de Gravidez
Data: 04/04/2021   60 Views  

A barriga de grávida é para muitas mulheres uma característica física muito desejada, que marca um importante estágio de sua vida e a realização de um sonho. Mas, vem cá, você sabe com quantos meses a barriga de grávida aparece? Essa é, sem dúvida alguma, a pergunta que passa na mente de muitas mamães.

Pensando nelas, elaboramos este conteúdo que pode te ajudar a entender o essencial a respeito do crescimento da barriga durante a gestação. Confira também nosso post sobre altura uterina se você quer entender melhor o ponto de vista técnico desta questão!

Quando aparece a barriga da grávida?

Afinal, com quantos meses de gestação a barriga tende a aparecer?

A primeira coisa que você precisa saber é que não existe um padrão para se começar a observar o crescimento da barriga durante a gestação. No entanto, em geral, costuma-se perceber a saliência da barriga da gestante entre a 16º e a 20º semana, ou seja, entre o quarto e o quinto mês da gestação.

Mas é no oitavo mês que a barriga da mamãe chega à altura máxima, ficando assim muito mais saliente. Por isso, se você planeja registrar fotografias desse momento importante de sua vida, os últimos meses da gestação é o melhor período para isso.

Porém, no nono mês, a barriga tende a reduzir de tamanho, pois é nesse período que acontece a descida e o encaixe do bebê na pelve materna, processo que ocorre para que ele finalmente venha ao mundo, nascendo.

Barriga de mulheres que já estiveram grávidas

Como dissemos, não existe um padrão para que a barriga da gestante se torne saliente, vindo a ser notada de forma mais fácil. Um exemplo que podemos destacar nesse sentido é o caso das mulheres que já têm filhos, ou seja, que já engravidaram (e estão de novo grávidas).

Nessa situação, a barriga pode aparecer por volta da 12º semana, ou seja, com três meses. Existe uma explicação biológica para isso. Com a primeira gestação, a musculatura uterina e a região pélvica se tornam mais flácidas, sendo, assim, distendidas com mais facilidade na segunda gestação.

Fatores que podem influenciar o crescimento da barrida da gestante

Além dos aspectos biológicos que são próprios do período de gestação, existem alguns fatores que podem influenciar o tamanho da barriga durante a gestação. São estes:

  • Se a gravidez é de gêmeos ou múltipla, o tamanho da barriga pode crescer de forma mais rápida, bem como aparecer;
  • Mamães acima do peso também podem apresentar uma barriga maior em menor tempo, mas, nesse caso, a saliência é por conta da gordura abdominal;
  • Grávidas que apresentam um biótipo magro, podem apontar maior saliência da barriga mais cedo.

A partir do exposto, nota-se que existem alguns fatores que podem influenciar o aparecimento da barriga de grávida, para algumas mulheres isso pode acontecer cedo, para outras, tarde. No entanto, não existe uma regra específica que aponte o momento em que a barriga aparecerá. É bom que tenha isso em mente e que realize o pré-natal para acompanhar não apenas a evolução do seu bebê, mas também para proteger a sua e a saúde dele.

Categorias: Dúvidas, Gestantes, Sintomas de Gravidez
Data: 04/04/2021   60 Views