Alterações do Cabelo Durante a Gestação

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 13/10/2022   51 Views  

Na gestação a mulher passa por inúmeras transformações, tanto no organismo como até em relação ao humor e disposição. Uma das formas de manter a autoestima enquanto cuida do próprio corpo é mantendo os cuidados com o cabelo.

É comum muitas gestantes relatarem que os cabelos ficaram mais bonitos, fortes ou mesmo mudarem um pouco durante esse período tão especial. Isso tem um motivo: o aumento da produção hormonal, que afeta todo o organismo da mulher durante a gestação.

Lembre-se, durante o seu ciclo menstrual os cabelos mudam, podendo apresentar mais ou menos oleosidade. Imagine então agora que seu corpo é um turbilhão de hormônios!

Alterações do Cabelo Durante a Gestação

Durante e após a gestação alterações dos cabelos, como a queda ou o aumento na espessura dos fios, poderá acontecer.

Mudanças durante a gravidez

As mudanças hormonais que ocorrem na gravidez podem fazer com que o seu cabelo cresça mais rápido ou que fique mais grosso. A boa notícia é que essas mudanças geralmente não são permanentes.

Todas as pessoas e perdem alguns fios de cabelo durante o dia. Durante a gravidez, o número de cabelos que caem e são perdidos tende a diminuir. Isso faz com que muitas vezes a futura mamãe perceba um aumento na “grossura” do cabelo. Além disso a gravidez influencia os folículos capilares a ficarem mais tempo que o habitual na sua fase de crescimento.

Também é comum que algumas mulheres percam um pouco do cabelos no período pós-parto ou depois que param de amamentar. Isso é considerado normal, não se apavore. Todo aquele cabelo que cresceu durante a gestação entra agora numa fase em que começa a cair… e logo, logo tudo volta a ser como era antes da gravidez.

Outras mulheres relatam pelos crescendo em lugares indesejados, como no rosto ou na barriga ou ao redor dos mamilos. Mudanças na textura do cabelo podem deixar o cabelo mais seco ou mais oleoso. Algumas mulheres até acham que seus cabelos mudam de cor!

Vamos aprender 4 dicas de como cuidar do cabelo na gravidez para que ele fique sempre saudável e forte, e a mulher com a autoestima lá no alto. Dicas, inclusive, que podem ser adotadas para o resto da vida.

1 – Mantenha a hidratação sempre em dia

Uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu cabelo é manter uma rotina de hidratação para que ele fique sempre forte e saudável. Escolha produtos que sejam compatíveis com o seu tipo de fio, pois isso faz muita diferença nos resultados obtidos.

Existem diversos produtos naturais que podem ser grandes aliados na hora de manter essa hidratação em dia. Aproveite e invista nos seus cabelos. 

2 – Abuse dos produtos naturais

A natureza é fonte de diversos itens que podem agregar saúde e beleza aos seus cabelos, por isso não hesite em optar por produtos com a menor quantidade possível de componentes industrializados na hora do seu tratamento capilar. 

Se você está precisando pintar os cabelos durante a gravidez, evite fazer isso nas primeiras 12 semanas pois esse é o período onde o bebê está se formando e onde há o maior risco de malformações.

Além disso, sempre faça o teste de mecha antes de aplicar qualquer coisa no cabelo todo. Isso garante que você saberá se tiver alergia ou sensibilidade a algum componente da fórmula do produto. 

3 – Alimente-se bem

Pode não parecer, mas a saúde do seu cabelo também está diretamente relacionada com a sua alimentação. Aproveite o período de gestação e tenha uma rotina alimentar equilibrada e balanceada, evitando produtos industrializados e ultraprocessados. A saúde dos seus fios agradece, mas também a sua e a do seu bebê também. 

Lembre-se também que é possível e desejável manter atividades físicas durante a gestação. Essa é uma recomendação médica bastante frequente para esta fase da vida.

4 – Evite chapinha ou secador

Durante a gravidez tente diminuir ou mesmo não usar equipamentos que utilizem calor, como chapinha e secador. Os hormônios típicos do período gestacional podem causar algum grau de ressecamento dos fios, e isso tende a se agravar com o uso desses itens. Por isso, para cuidar do seu cabelo durante a gestação evite a chapinha e o secador!

Posso usar qualquer produto durante a gravidez?

Durante a gestação o recomendado é que a mulher não faça nenhum tratamento que envolva a utilização de produtos químicos. Ou seja, relaxamentos, colorações e permanentes devem ser evitados. Em especial produtos contendo amônia ou formol estão contra-indicados durante a gestação pelo risco de algum efeito no feto.

Alguns dos componentes desses produtos podem chegar até o bebê através da corrente sanguínea da mãe e causar alguns problemas, por isso é tão importante aguardar o final da gravidez. Essa situação é ainda mais grave nos três meses iniciais da gestação, período de formação mais crítico dos bebês. 

Em caso de dúvidas converse com o seu médico dermatologista!

 

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 13/10/2022   51 Views