26ª Semana

Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 03/08/2016   18859 Views  

O Bebê

Seu bebê está pesando cerca de 900-1000 gramas e medindo cerca de 31-32 cm de comprimento (dos pés à cabeça). Os vasos sanguíneos começaram a proliferar nos pulmões na última semana, os pequenos sacos de ar pulmonares (alvéolos) terminam sua formação nesta semana. Os pulmões continuam a produzir surfactante (um tipo de substância semelhante ao sabão) que permite a sua expansão durante a respiração. Ao lado do crescimento pulmonar, o cérebro continua a aperfeiçoar a atividade de ondas cerebrais para os sistemas visual e auditivo. O bebê já tem a audição completamente desenvolvida, respondendo a estímulos sonoros (os batimentos cardíacos aumentam temporariamente reagindo a estímulos externos). A chance de sobreviver aumenta dia a dia a partir de agora. Os bebês que nascem prematuros com essa idade gestacional já apresentam uma maior chance de sobreviver, entretanto o risco e a incidência de complicações ainda são grandes.

Se você está pensando em fazer uma Ultrassonografia 3D/4D, essa é a época recomendada. As imagens são mais fáceis de obter entre 26 e 29 semanas.

A futura mamãe

No final dessa semana você está completando o 6º mês de gestação; está dando adeus ao 2º trimestre da gravidez. É nessa fase que podem aparecer estrias, em geral na barriga e nos seios. Para ajudar a evitá-las é importante controlar o ganho de peso.

É freqüente que ele apresente contrações e relaxe rapidamente; não entre em pânico. Você está percebendo as contrações de “Braxton Hicks”. Elas são normais, indolores e acontecem em intervalos irregulares. Elas representam um tipo de preparo uterino para o parto, que ainda está longe. Não esqueça que o útero é um órgão muscular, e como tal apresenta discretas e rápidas contrações, sem provocar a dilatação do colo uterino ou parto. Você está se alimentando bem? Você necessita, a partir de agora, cerca de 300 calorias adicionais por dia. Faça as contas para não exceder.

Se você pretende viajar de avião é importante conversar com o seu médico. As viagens de avião idealmente devem ser feitas no segundo trimestre da gestação e ele está acabando agora.

<< Semana Anterior | Próxima Semana >>

Vídeo: Vida no Ventre – 26 semanas – Parte I

Vídeo: Vida no Ventre – 26 semanas – Parte II

Vídeo: Vida no Ventre – 26 semanas – Parte III

Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 03/08/2016   18859 Views