27ª Semana

Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 02/08/2016   11543 Views  

O Bebê

Apesar de estar protegido pelo vernix, seu bebê pode apresentar rugas até alguns dias após o nascimento. Estas rugas surgem porque durante toda a gravidez ele fica mergulhado no líquido amniótico. Seu rosto está mais definido, a cada dia que passa, com as feições que terá quando nascer.

Durante essa semana o cérebro continua seu rápido crescimento e os pulmões já estão quase completamente desenvolvidos. Os pulmões são capazes de respirar o ar. As ondas cerebrais do feto já se parecem com aquelas de um bebê ao nascimento. As pálpebras começam a se abrir e a retina começa a se formar. Os olhos estão parcialmente abertos e os cílios estão presentes. A sucção e a deglutição melhoram. O corpo fetal possui apenas 2 a 3% de gordura. Os testículos fetais já podem ter descido completamente atá a bolsa escrotal. O feto irá crescer cerca de 1,8 cm, terá cerca de 32-33cm (dos pés à cabeça) e deverá estar pesando em torno de 1000-1200 gramas no final dessa semana.

Suas funções cerebrais estão cada vez mais sofisticadas e suas papilas gustativas estão em pleno funcionamento. Chupar o dedo é uma das atividades mais prazerosas do bebê, provavelmente por acalmá-lo. O bebê pode bocejar e até sorrir durante o exame. A bochechas já estão mais definidas e a fisionomia do bebê é bem evidente.

A futura mamãe

Parabéns! Você acaba de iniciar o último trimestre da gestação. Sua respiração pode estar ficando mais curta. Seu útero tem o fundo situado perto das costelas inferiores e seus pulmões podem ter alguma dificuldade em expandir totalmente. Não se preocupe. Isso não provoca falta de oxigênio para o bebê. Seu sistema circulatório agora já está adaptado a esta situação e é muito mais eficiente que antes da gravidez. São os benefícios de todo aquele mal estar hormonal do início da gestação.

Nesse período há a estabilização da atividade hormonal, fazendo com que você se sinta mais relaxada e feliz, ou seja, menos propensa a alterações de humor. Provavelmente você precisará de novas roupas, porque seus seios e quadris estão armazenando gordura. Seu coração e rins estão trabalhando muito mais para manter a circulação sanguínea necessária e processar o excesso de fluídos.

<< Semana Anterior | Próxima Semana >>
Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 02/08/2016   11543 Views