O que é ultrassonografia morfológica?

Ultrassonografia Obstétrica e Ultrassonografia Morfológica Fetal: Qual é a diferença? Uma grande dúvida das gestantes é a diferença entre os diversos exames

Dr Rafael Bruns

Autor:

leitura 4min

atualização

Publicidade

Ultrassom Coluna Fetal

Ultrassonografia Obstétrica e Ultrassonografia Morfológica Fetal: Qual é a diferença? Uma grande dúvida das gestantes é a diferença entre os diversos exames de ultrassom que são realizados na gestação. Queremos aqui mostrar quais são as diferenças entre o exame obstétrico comum e o exame morfológico. O exame morfológico deve ser realizado preferencialmente com o especialista em medicina fetal e com aparelhagem apropriada.

CaracterísticaObstétricaMorfológica
Requisito do ProfissionalConhecimentos básicos de Obstetrícia e UltrassonografiaConhecimentos profundos de Obstetrícia, Fisiopatologia Materno-Fetal, Diagnóstico Sindrômico Fetal, Infecções Congênitas e Teratogênese
IndicaçãoPara todas as gestantes, em diversas fases da gestaçãoPara todas as gestantes (como triagem) e para fetos com alto risco para malformação
ObjetivosBiometria fetal, localização de placenta, quantidade de líquido amniótico e crescimento fetalAvaliação pormenorizada da Anatomia Fetal e Marcadores para doenças genéticas, Biometria fetal complementar e descrição detalhada de toda morfologia fetal
Número de ExamesQuantas forem necessáriasDois, nos períodos acima. Em fetos malformados todos os exames devem ser morfológicos.
SinônimosUltrassonografia Obstétrica, Eco ObstétricaRastreamento de I e II trimestres, Ecografia Morfológica Fetal, Pesquisa de Malformações
Período IdealToda a Gestação11 a 14 semanas e de 20 a 24 semanas
Tipo de LaudoResumido, objetivoDescritivo
Aparelho NecessárioUltrassomUltrassom de alta resolução
Onde fazerClínicas de ImagemCom profissionais dedicados à Medicina Fetal
Tempo de Exame10 a 20 minutos20 a 40 minutos
Documentação de Imagens4 a 8 imagens10 a 30 imagens

Portanto e exame que avalia de forma mais completa a anatomia do bebê é o exame morfológico. Durante os exames morfológicos de 1º. e 2º. trimestre é o momento onde o médico poderá avaliar de forma detalhada a formação do bebê.

É possível ver tudo no na Ultrassonografia Morfológica?

Entretanto, mesmo o exame morfológico detalhado realizado por um profissional extremamente qualificado não é capaz de detectar 100% dos problemas que o bebê pode ter. Isto acontece porque alguns problemas só se tornam evidentes com o desenvolvimento e crescimento fetal. A posição do feto e a condução da do ultrassom nos tecidos maternos também pode dificultar a visualização de algumas anomalias fetais. A próxima tabela exemplifica qual a chance de detecção de algumas anomalias que o bebê pode apresentar:

ProblemaO que é?Chance de ser visto?
MielomeningoceleDefeito de fechamento da coluna90%
AnencefaliaAusência de formação do topo da calota craniana e parte do cérebro99%
HidrocefaliaExcesso de líquido no cérebro60%
Hérnia DiafragmáticaDefeito do músculo que separa o abdômen do tórax60%
Malformações renaisAusência ou malformação nos rins85%
Anormalidades dos membrosOssos faltando ou encurtados90%
Paralisia CerebralProblemas motores que resultam da lesões do sistema nervoso centralNunca é visto
AutismoTranstorno de desenvolvimento grave que prejudica a capacidade de se comunicar e interagirNunca é visto
Síndrome de DownDoença genética do cromossomo 21 que causa atrasos de desenvolvimento e intelectuaisCerca de 80%

box_info

Obs: os dados acima citados são adaptados do Royal College of Obstetricians and Gynaecologists Working Party on Ultrasound Screening for Fetal Abnormalities.

O exame pode identificar desde pequenas alterações que não terão repercussão para a vida do bebê, como dilatações do rim do bebê, até síndromes malformativas graves.

Caso seja identificado um problema durante o seu exame será realizada uma breve explanação sobre o problema e o prognóstico. Para uma discussão detalhada será necessário agendar uma próxima consulta de aconselhamento em medicina fetal.

Como são as imagens do Exame?

As imagens do exame são semelhantes as imagens do exame obstétrico simples, entretanto o médico irá avaliar um número maior de imagens permitindo uma avaliação mais detalhada da anatomia fetal. Não é necessário o uso do ultrassom 3D ou 4D para a realização do estudo morfológico.

Exames que podem ser associados a morfológica

Em alguns casos o seu médico poderá solicitar junto com o exame morfológico outros exames, como por exemplo a Dopplervelocimetria ou o ultrassom transvaginal. A Dopplervelocimetria será utilizada para avaliar a circulação de sangue para o bebê e isso é importante nos casos aonde o crescimento do feto está alterado ou para avaliar o seu risco de pré-eclâmpsia. Já a medida do colo ajuda a determinar e prevenir casos de trabalho de parto prematuro.

Referências

  1. Estudo sobre a Padronização do Exame Morfológico
  2. Ultrassonografia obstétrica no Brasil: um apelo à padronização
Categorias: Dúvidas, Gestantes
Visualizações: 155922

Publicidade