Teste do Olhinho

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 10/09/2014   1939 Views  

Os primeiros cuidados com a saúde ocular do bebê começam desde cedo. O teste do olhinho é o primeiro exame oftalmológico realizado no recém-nato. Este teste é um direito garantido por Lei no Paraná, desde 2004.
Realizado pelo próprio pediatra, consiste em incidir a luz de um aparelho chamado oftalmoscópio direto através das pupilas do bebê. A luz atravessa todos os meios transparentes do olho – córnea, humor aquoso, cristalino e vítreo – e chega até a retina. Como a retina é vascularizada, o reflexo dos vasos retinianos dá a cor avermelhada observada ao exame.
Teste do Olhinho

Se houver qualquer alteração nos meios transparentes do olho, haverá alteração do reflexo vermelho e é necessária pronta avaliação com o oftalmologista.

O teste do olhinho é de extrema importância para a saúde ocular, pois através dele podemos diagnosticar doenças que, se não tratadas precocemente, podem levar à perda visual para o resto da vida. Alguns exemplos dessas doenças seriam a catarata congênita, inflamações e tumores retinianos, além de doenças infecciosas como a toxoplasmose congênita, rubéola e sífilis.

teste-do-olhinho1

Se houver qualquer alteração no exame, o pediatra encaminhará o bebê para o oftalmologista, que fará um mapeamento de retina com dilatação de pupilas para esclarecimento do diagnóstico. Vale lembrar que também é muito importante fazer o mapeamento de retina em todo bebê que tenha nascido com baixo peso, principalmente se for prematuro ou se recebeu oxigênio no hospital. Qualquer dúvida em relação à visão do bebê, não hesite em procurar um oftalmologista; doenças precocemente diagnosticadas têm maior chance de cura.

teste-do-olhinho2

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 10/09/2014   1939 Views