Pílula do Dia Seguinte: como funciona e principais dúvidas

A pílula do dia seguinte é um método anticoncepcional de emergência para a eventualidade de uma relção sexual desprotegida.

Dr Rafael Bruns

Autor:

leitura 9min

atualização

Publicidade

Pílula do Dia Seguinte

A pílula de dia seguinte é um método de anticoncepção emergencial. Ou seja, jamais deve ser utilizada como sua principal escolha para evitar a gestação. Ela deve ser utilizada apenas em casos especiais aonde ocorreu uma relação sexual desprotegida. Como por exemplo quando rompe um preservativo ou você esquece de tomar uma pílula do seu anticoncepcional.

Como funciona a pílula do dia seguinte?

Os hormônios contidos na pílula do dia seguinte atuam atrasando ou impedindo a ovulação. Para que uma gravidez ocorra, é necessário que o ovário libere um óvulo, processo chamado de ovulação. Quando a mulher utiliza a pílula do dia seguinte a ovulação é retardada ou até mesmo pode não ocorrer.

Dessa forma caso a mulher tenha tido uma relação sexual desprotegida, a pílula poderá evitar a gravidez uma vez que o espermatozoide poderá não encontrar o óvulo para fecundar.

Tenha em mente entretanto que ela não é capaz de interromper uma gravidez em curso. Ou seja, caso você esteja grávida, utilizar esta medicação não irá provocar o abortamento.

As pílulas do dia seguinte podem ajudar a prevenir a gravidez se você teve relações sexuais desprotegidas – seja porque não usou anticoncepcional, esqueceu de tomar a sua pílula anticoncepcional, foi vítima de violência sexual ou seu método anticoncepcional falhou por algum motivo.

Quais são os tipos de pílula do dia seguinte?

As pílulas do dia seguinte podem ser compostas de levonorgestrel ou acetato de ulipristal. Enquanto o levonorgestrel é uma progesterona sintética o acetato de ulipristal é uma modulador dos receptores de progesterona que possui uma atividade predominantemente anti-progestogênica. As pílulas de levonorgestrel podem ser usadas até 3 dias depois da relação não protegida e as de acetato de ulipristal em até 5 dias. Entretanto quanto mais cedo forem usadas, melhor é a sua eficácia.

Pílula do Dia Seguinte - Estrutura química das duas drogas utilizadas Levonorgestre e Ulipristal

Estrutura química dos compostos utilizados na pílula do dia seguinte.

Como usar a pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte deve ser utilizada o mais rapidamente possível após a relação sexual desprotegida. Os comprimidos de levonorgestrel devem ser usados no máximo em 3 dias após a relação e os de acetato de ulipristal podem ser usados em até 5 dias.

Não é necessário receita médica para comprar a pílula do dia seguinte. O medicamento é vendido em comprimido único ou caixas com 2 comprimidos.

Se você tiver vômitos após ingerir a pílula procure o seu médico o quanto antes para discutir se é necessário tomar mais uma dose.

Não tenha relações sexuais desprotegidas novamente após utilizar a contracepção de emergência. A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência e não oferece proteção duradoura contra a gravidez. Se você tiver relações sexuais desprotegidas nos dias ou semanas após tomar a pílula do dia seguinte, é possível engravidar.

Quantas vezes posso usar a pílula do dia seguinte?

Apesar de não haver limite para o seu uso, a pílula do dia seguinte deve ser usada apenas como anticoncepção de emergência. Para quem tem relações desprotegidas com frequência é importante buscar um outro método anticoncepcional.

A maioria dos métodos anticonceptivos atua de forma a prevenir a gravidez antes ou durante a relação sexual. A pílula do dia seguinte é um método anticonceptivo de emergência usado para evitar a gravidez após a relação sexual.

A recomendação de não se utilizar com frequência a anticoncepção de emergência é porquê a sua eficácia é baixa quando comparada aos outros métodos anticoncepcionais. Ou seja, você não está tão protegida assim quando usa a pílula do dia seguinte. Além disso ela é feita com hormônios o que poderá alterar o seu ciclo menstrual, principalmente se você utilizar ela com frequência. 

Como fica a menstruação após usar a pílula do dia seguinte?

A maioria das mulheres não irá notar nenhuma diferença na menstruação após o uso da pílula do dia seguinte. Não é esperado que você sangre (menstrue) após usar a pílula do dia seguinte. Em cerca de 15% das mulheres a menstruação poderá antecipar em até 7 dias. Aproximadamente 30% das mulheres terão um atraso menstrual que na metade dos casos não passa de 7 dias. Caso ocorra um atraso menstrual de mais de 10 dias recomendamos que consulte com seu médico para que possa ser feito um teste de gravidez.

É importante ressaltar que estes dados consideram apenas um uso ocasional da anticoncepção de emergência. Caso você utilize este método por mais vezes e com um intervalo curto de tempo poderão sim ocorrer alterações no ciclo menstrual. É muito importante que você conheça o seu ciclo menstrual para poder saber quando é a próxima menstruação.

Quais são os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte?

Não existes efeitos colaterais graves. Se você engravidar ela não irá provocar malformações no bebê e também não irá provocar abortamento. Os efeitos colaterais mais comuns são:

  • Dor de cabeça
  • Dor abdominal leve ou cólicas
  • Alterações do ciclo menstrual ou sangramento menstrual mais intenso
  • Mal estar
  • Náusea ou vômito
  • Tontura
  • Fadiga
  • Mastalgia

Além disso é importante comentar que os efeitos do ulipristal em um bebê em desenvolvimento são desconhecidos. Portanto é importante certificar-se que você não está grávida antes de usar o ulipristal. Se estiver amamentando, o ulipristal também não é recomendado.

Qual a eficácia da pílula do dia seguinte?

Não se engane, é possível engravidar depois de tomar a pílula do dia seguinte se você teve relação no seu período fértil. Sua eficácia é de pelo menos 75%, podendo chegar a 98% quando utilizada nas primeiras 24 horas após a relação sexual desprotegia. Por isso quanto antes usar a pílula melhor será sua eficácia.

É importante informar que a obesidade reduz a eficácia da pílula. Em mulheres com peso acima de 75Kg a eficácia dela pode ser menor do que o esperado.

Quanto tempo depois da relação sexual posso usar a pílula do dia seguinte?

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que a pílula do dia seguinte tenha uma taxa de falha de 2% quando usada entre 0 e 24 horas após a relação sexual, 4,1% entre 25 e 48 horas e 4,7% entre 49 e 72 horas. Cabe ainda informar que o uso rotineiro deste método poderá comprometer a sua eficácia.

Portanto, quanto antes você usar a pílula do dia seguinte maior será a sua eficácia.

Uso pílula anticoncepcional, posso usar a pílula do dia seguinte também?

Se você usa regularmente uma pílula anticoncepcional não é necessário utilizar a pílula do dia seguinte. O contraceptivo de emergência só precisa ser utilizado em situações onde o método contraceptivo pode ter falhado.

Então, por exemplo, se você esqueceu de tomar seu anticoncepcional hormonal oral poderá utilizar a anticoncepção de emergência.

Métodos Anticoncepcionais

Métodos Anticoncepcionais

Quais outros métodos contraceptivos existem no mercado?

Existem diversos outros métodos contraceptivos disponíveis no mercado. Os principais são:

  • Preservativo
  • Anticoncepcional hormonal oral
  • Anticoncepcional injetável
  • Anticoncepcional na forma de anel vaginal
  • Anticoncepcional adesivo
  • Implantes hormonais
  • Dispositivo Intra-Uterino

Converse com seu médico ginecologista para tirar suas dúvidas sobre a anticoncepção e escolher um método contraceptivo adequado para o seu caso.

Referências:

  1. ‘Morning after’ pill (emergency contraception pill)
  2. Emergency contraception (morning after pill, IUD)

 

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Visualizações: 3817

Publicidade