Lábio Leporino

Categorias: Defeitos da Face, Médicos, Vídeos
Data: 29/09/2019   83 Views  

Fenda Labial (lábio Leporino) visto entre 11 e 14 semanas de gestação

 

Fenda labial (lábio leporino) unilateral – Visto no Exame de Segundo Trimestre

Lábio Leporino

Fenda lábio-palatina é um grupo de condições em que se inclui a fenda labial, a fenda palatina e ambas. O lábio leporino é caracterizado por uma abertura que começa na lateral do lábio superior, que o divide em duas partes.

A falha no fechamento das estruturas pode afetar apenas o lábio ou se estender até o sulco entre os dentes incisivo lateral e canino, atingir a gengiva, o maxilar superior e chegar o nariz.

No caso da fenda palatina, a abertura pode atingir todo o céu da boca e a base do nariz, estabelecendo comunicação direta entre um e outro. Pode também aparecer dividida a úvula (campainha da garganta), resultando em úvula bífida.

Etiologia

Todos os fetos têm uma abertura no lábio e palato durante o estágio inicial da gravidez. No desenvolvimento fetal normal, estas aberturas fecham durante a gravidez. Se uma dessas aberturas, ou ambas, não fecharem, o resultado é uma fissura oral-facial. A causa exata é desconhecida. A fenda labial pode ocorrer isoladamente ou em conjunto com a fenda palatina em cerca de 1 em cada 750 nascimentos de bebês caucasianos. A fenda palatina afeta 1 em 2.500 nascimentos caucasianos.

Veja Também

  1. AFISSUR – Associação de Reabilitação e Promção Social do Fissurado Lábio Palatal
  2. AFISSUR – Facebook
  3. CAIF – Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Labiopalatal
Categorias: Defeitos da Face, Médicos, Vídeos
Data: 29/09/2019   83 Views