Existe Teste de Gravidez Errado?

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 17/06/2020   140 Views  

Menstruação atrasada para quem está tentando engravidar a ansiedade é grande. Uma ferramenta bastante utilizada para saber se “deu certo” são os teste de gravidez vendidos em farmácia. Algumas pessoas comentam que quando fizeram a primeira vez o teste de gravidez negativo. Entretanto ao repetir o teste o resultado deu positivo!

Embora eles sejam muito bons eles não são infalíveis. Eles usualmente detectam a presença de hormônio hCG para dizer se você está grávida ou não. Quem produz o hormônio hCG é a placenta (chamada de trofoblasto nas fases mais precoces). Portanto o resultado é positivo só depois que a placenta (trofoblasto) se fixa ao útero.  Mas será que você pode ser surpreendida por um teste de gravidez errado?

7 situações que podem provocar um teste de gravidez errado:

  1. Leitura errada do teste: preste atenção nas instruções. A aplicação do teste e a leitura devem ser feitas de acordo com a recomendação do fabricante. A aplicação ou leitura errada do teste podem causar um falso resultado.
  2. Você fez o teste muito cedo: apesar da maioria dos testes dar positivo já com um dia de atraso menstrual, em algumas situações o hCG pode ter níveis mais baixos e um teste muito precoce pode provocar um resultado negativo (falso negativo). Uma orientação boa é: nunca teste antes de atrasar a menstruação!
  3. Gravidez química: é possível que um teste de positivo mesmo enquanto você não está tecnicamente grávida. Isto é chamada de resultado falso positivo. Muitas vezes apesar de fertilizar o óvulo a implantação não ocorre de maneira adequada, isso pode provocar um teste positivo sem que a gravidez evolua adequadamente.
  4. Gravidez ectópica: a gravidez ectópica (fora do útero) produz níveis de hCG mais baixos que os produzidos em uma gravidez normal. Portanto o resultado do teste pode ser um falso negativo quando você tem uma gravidez ectópica.
  5. Aborto recente: se você teve uma gestação recente, mesmo tendo abortado, o hCG pode ficar positivo por algum tempo. Geralmente os níveis de hCG zeram em cerca de 30 dias, mas às vezes podem levar um pouco mais de tempo.
  6. Medicações: se você está fazendo um tratamento para gravidez pode estar utilizando hCG sintético e isso poderá provocar um teste falso positivo.
  7. Linha de evaporação: muitos testes de gravidez de farmácia possuem uma linha de controle e uma segunda linha de teste, que deve ficar parecida com a linha de controle para que o teste seja interpretado como positivo. Em algumas situações uma linha muito fraca, provocada pela evaporação da urina, pode ser confundida com um teste positivo.
Teste de Gravidez Errado - Linha de Evaporação

Diferença entre um teste fraco positivo (linha colorida fraca) e uma linha de evaporação (sem cor).

O que mais pode alterar o resultado do teste de gravidez?

Apesar dos exames de gravidez serem cada vez mais precisos, algumas (poucas) medicações podem alterar o resultado do teste. Um exemplo é se você estiver tomando altas doses de biotina. Além de alterar análises de tireoide, como TSH, T4 e T3, a biotina também pode modificar resultados de exames de hepatite, gravidez (Beta HCG), testosterona e vitamina D. 

Tem algum problema fazer o teste de gravidez tomando anticoncepcional?

Não há problema algum fazer o teste de gravidez enquanto você toma anticoncepcional. O anticoncepcional não interfere no resultado do exame e se você acha que pode estar grávida pois esqueceu de tomar o anticoncepcional ou tomou ele na época errada faça o teste!

Caso você esteja com dificuldades para usar o seu método anticoncepcional converse com seu ginecologista para que ele possa lhe oferecer outro método. Hoje existem diversos métodos diferentes no mercado.

Qual teste de gravidez é mais confiável?

Embora bastante confiável, alguns testes de farmácia não são tão precisos quanto o exame de sangue. Apesar de bastante acessíveis, rápidos e baratos os testes de farmácia ainda são superados pelos exames de sangue. O exame de sangue é muito mais confiável por não ter tantos interferentes como o teste de urina. 

Próximos passos

Se você fez um teste de gravidez e ele deu positivo, parabéns! Agende sua consulta de pré-natal o mais rápido possível para que você possa ter um acompanhamento médico. O pré-natal é muito importante e deve ser iniciado o quanto antes. Se você suspeita que fez um teste de gravidez e deu errado você também deve marcar uma consulta para discutir com o seu médico o que pode ter acontecido e quais testes deverão ser feitos para uma conclusão definitiva sobre o assunto.

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 17/06/2020   140 Views