Exames essenciais no início de toda gravidez

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 30/11/2020   267 Views  

Para que uma gestante garanta a saúde de seu bebê, é essencial que ela busque um ginecologista e obstetra a fim de realizar os exames necessários para esse importante processo.

Dessa forma, os profissionais acompanharão todo o desenvolvimento do bebê, ao mesmo tempo em que cuidam da saúde da mãe para que não ocorra nada de grave durante esse período.

Portanto, neste artigo, você conhecerá 7 exames essenciais que devem ser realizados em todo início de gravidez. Afinal, obter o conhecimento necessário é o primeiro passo para uma gestação segura e saudável. Vem com a gente!

Exames Essenciais

Os principais exames na gestação

Os exames recomendados durante a gestação tem como principal objetivo analisar a saúde do bebê e da mãe. Além disso, por meio dos exames indicados pelo obstetra, é possível identificar se há riscos durante a gravidez ou na ação do parto. Sendo assim, confira os principais exames:

1- Tipo sanguíneo e fator Rh

Esse é um exame de sangue que busca analisar o grupo sanguíneo da gestante para saber se o seu fator Rh é positivo ou negativo. Nesse sentido, caso a mãe obtenha um fator Rh negativo e o do bebê seja positivo, herdado pelo pai, quando o sangue do bebê entrar em contato com o da mãe, o sistema imune dela produzirá anticorpos que poderão causar uma doença hemolítica na próxima gestação.

Sendo assim, é fundamental que esse exame seja concluído logo no primeiro trimestre da gravidez, de modo que seja tomada as medidas necessárias para evitar uma resposta imunológica que comprometa a saúde da mãe.

2- Exame de identificação de infecções

Infecções por vírus, bactérias ou parasitas podem ser passadas para o bebê durante o parto, além da chance de interferirem no desenvolvimento do recém-nascido, já que, em algumas ocasiões, eles podem atravessar a placenta.

Veja a seguir uma lista das principais infecções que devem ser examinadas no período de gestação:

  • Sífilis;
  • HIV;
  • Rubéola;
  • Citomegalovírus;
  • Toxoplasmose;
  • Hepatite B e C.

Os exames devem ser realizados no primeiro trimestre e repetidos no segundo ou terceiro trimestre da gravidez.

3- Hemograma

O exame de hemograma busca fornecer informações sobre as células sanguíneas da gestante e das células de defesa do organismo. Dessa forma, é através do hemograma que o médico verificará se há alguma infecção ou sinal de anemia, podendo indicar, inclusive, suplementos.

4- Glicose em jejum

Esse exame é essencial na identificação do diabetes gestacional, sendo realizado tanto no primeiro quanto no segundo trimestre da gravidez. Sendo assim, se a mulher já possui diabetes, o exame é crucial para o controle da doença.

5- Ultrassom

O exame de ultrassom é extremamente importante para a gravidez, pois ele permite que tanto o médico quanto a mãe possam acompanhar o desenvolvimento do bebê. Dessa forma, o ultrassom permite a identificação do embrião, tempo da gestação, prazo para o nascimento, batimentos cardíacos do bebê, entre outras informações.

6- Exames de urina

Conhecido também como EAS, o exame de urina é essencial na identificação de infecção urinária, que é bastante comum durante a gestação. Sendo assim, é também indicado a urocultura, que identifica o micro-organismo causador da infecção para que o melhor tratamento seja concebido.

7- Exame de Papanicolau

Esse exame ginecológico é uma forma de prevenir e evitar a presença de alterações no colo do útero, que podem ser indicativos de câncer. Não apenas esse, mas diversos exames ginecológicos, que avaliam a região íntima da gestante, são altamente recomendados no início da gravidez.

E, então, gostou de conhecer mais sobre os principais exames do início da gravidez? Aproveite para ler outros textos em nosso blog e não deixe de assinar nosso newsletter para obter mais informações relevantes sobre esse tema.

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 30/11/2020   267 Views