Amamentação na volta ao trabalho

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 29/03/2021   1303 Views  

A volta ao trabalho é um período de angústia para muitas mães que amamentam. Porém, não é necessário parar a amamentação. É possível criar uma rotina para ordenhar e armazenar o leite enquanto a mãe não pode oferecê-lo. Veja neste artigo como fazer isso de forma descomplicada.

Amamentação no Trabalho

A coleta e armazenamento do leite materno pode gerar muitas dúvidas.

Prepare-se com um mês de antecedência

O aleitamento materno é muito importante para a saúde do bebê. O leite da mãe é o único que possui anticorpos, o que fortalece a imunidade do pequeno. Até os seis meses de idade ele deve ser oferecido de forma exclusiva.

Porém, mesmo depois dos seis meses ele deve ser o alimento principal até o primeiro ano de vida. Por isso, vale a pena continuar oferecendo o leite mesmo na ausência da mãe. Para tanto, é importante se preparar pelo menos um mês antes. Treinar a ordenha, procurar uma escola amiga da amamentação: tudo isso é necessário para garantir o sucesso nesse momento.

Crie uma rotina com o cuidador ou a creche

O primeiro passo é decidir com quem a criança ficará. Caso seja um cuidador, ele precisa estar por dentro de todos os detalhes. Uma boa ideia é treinar algumas semanas antes, como se a mãe não estivesse em casa. Ele deve oferecer o leite com segurança para a criança.

Se a criança for para a creche, é preciso informar o desejo em oferecer o leite da mãe. Existem instituições parceiras do aleitamento materno. Vale buscar uma delas na hora de fazer a matrícula.

Como fazer a ordenha?

É muito importante ordenhar o leite e armazená-lo de forma segura. Para isso, a mãe deve estar com as mãos bem limpas e com o cabelo preso. Uma dica é tirar o leite pela manhã, quando as mamas costumam estar mais cheias. A mulher precisa estar relaxada e segura para tornar o processo mais simples.

Para fazer a ordenha, é preciso chacoalhar as mamas para facilitar a descida do leite. A mulher então deve colocar o mamilo entre o dedo indicador e o polegar. Depois é só empurrar os dedos para trás e então apertar até o leite sair.

Caso a mãe tenha alguma dificuldade é possível procurar ajuda em um banco de leite na cidade.

Como armazenar o leite?

O leite deve ser armazenado em um frasco de vidro com tampa de plástico higienizados. É importante colocar uma fita adesiva informando a data e a hora em que o leite foi coletado. O leite materno pode permanecer até quinze dias no freezer e até 12 horas na geladeira.

Quando retirar o leite da geladeira é importante armazená-lo em uma bolsa térmica. Uma dica é colocar também algumas bolsas de gelo dentro para garantir a temperatura ideal.

Formas de oferecer o leite materno

Antes de oferecer o leite é importante que ele seja aquecido em banho-maria. Ele pode ser retirado do freezer e ir direto para o fogo, mas sempre no método banho-maria.

O leite materno pode ser oferecido de várias formas. O ideal é que seja em um copo aberto para não causar confusão de bicos. Existem vídeos na internet mostrando o jeito correto de oferecer. Não é um bicho de sete cabeças, mas pode requerer um treino.

Com os cuidados necessários é seguro e tranquilo oferecer o leite materno mesmo na ausência da mãe.

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 29/03/2021   1303 Views