A Origem do Dia das Mães

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 22/06/2020   95 Views  

O Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais importantes no Brasil. Como o nome já sugere é um dia dedicado a homenagear as mães por todo seu carinho e cuidado com os seus filho. As primeiras notícias dessa celebração são da Grécia e Roma Antiga, mais precisamente nas festas primaveris.

Como surgiu a comemoração do Dia das Mães?

Nesses eventos primaveris aconteciam os cultos de adoração às divindades que representavam as mães. Como por exemplo as Deusas Rheia, mãe dos deuses na Grécia. Ou Cibele, a Deusa mãe romana, conhecida também por Magna Mater.

Com o passar do tempo, essa celebração foi crescendo e adquirindo lugar de destaque nas datas comemorativas, sendo festejada em quase todas as partes do mundo, em diferentes épocas.

O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de “Mothering Day“, fato que deu origem ao “mothering cake“. Um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

Nos Estados Unidos Ann Maria Jarvis dedicou-se ao Mother’s Day Work Club (Clube de Trabalho do Dia das Mães), uma instituição na qual ela e outras mulheres dedicaram-se a melhorar as condições sanitárias da população. A celebração ganhou maior visibilidade a partir dos esforços de sua filha Anna Jarvis. Com o falecimento de Ann e a enorme tristeza que isso lhe causou, Anna Jarvis inicia então, uma campanha nos EUA. Com ajuda de suas amigas seu objetivo era demostrar a importância da figura materna na sociedade.

Dia das Mães - Ann Marie Reeves Jarvis e Anna Marie Jarvis

Ann Marie Reeves Jarvis (esquerda) e sua filha Anna Marie Jarvis (direita)

A data foi oficializada nos Estados Unidos em 1914 pelo presidente Woodrow Wilson (1856-1924). Então se popularizou pelo mundo, sendo celebrada com muitos presentes, almoços familiares e surpresas.

Anna Jarvis ficou bastante desapontada ao perceber que o evento havia se tornado comercial. Isso havia desvirtuado de seu principal objetivo, que era reunir mães e filhos e celebrar a presença materna.

Quando foi criado o Dia das Mães no Brasil?

No Brasil, coube à Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS) a iniciativa da comemoração. A data foi trazida ao Brasil pelo então Secretário-geral da instituição, Frank Long. A primeira celebração no país ocorreu em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre. Aos poucos, a festividade foi se espalhando pelo país. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas, a pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, oficializou a data no segundo domingo de maio.

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 22/06/2020   95 Views