Rim em Ferradura

Categorias: Médicos, Sistema Urogenital, Vídeos
Data: 16/09/2014   9046 Views  

Vídeo cortesia do Dr. Jader Cruz – The Fetal Medicine Foundation

Rim em Ferradura

Rim em ferradura é provavelmente a mais comum de todas as anomalias de fusão renal. Consiste na distinção de duas massas renais em cada lado da linha média, ligadas por parênquima ou um istmo fibroso por seus respectivos pólos, mais frequentemente o inferior.

No passado, o diagnóstico era feito por exames radiológicos contrastados. Recentemente foi possível o diagnóstico ultrassonográfico que se baseia na demonstração de um istmo unindo os pólos renais (em 95% das vezes o inferior), na linha média a frente dos grandes vasos. O encontro pré-natal da patologia raramente é relatado.

Ocorre em 0,25% da população, ou seja, aproximadamente 1 em cada 400 pessoas. Como em outras anomalias de fusão é mais comumente encontrado em homens do que em mulheres com relação de 2 a 3 : 1.

rim em ferradura

Desenho do rim em ferradura.

Peça Anatômica Rim em Ferradura

Peça anatômica do rim em ferradura.

Os rins em ferradura estão frequentemente associados com malformações, tanto as geniturinárias, quanto as não geniturinárias e também são parte de uma série de síndromes:

  • cromossômicas e/ou aneuplóidicas: síndrome de Down, síndrome de Turner (até 7% têm um rim em ferradura), síndrome de Edward (trissomia 18) até 20% têm rins em ferradura, síndrome Patau (trissomia 13);
  • não aneuplóidicas: síndrome de Ellis-van Creveld 2, anemia de Fanconi 1,síndrome de Goltz, síndrome de Kabuki, síndrome de Pallister-Hall.

Referências

  1. Rins em Ferradura – Portal Lucy Kerr

 

Categorias: Médicos, Sistema Urogenital, Vídeos
Data: 16/09/2014   9046 Views