Hiperêmese Gravídica

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 22/12/2019   989 Views  

Hiperêmese gravidica é a ocorrência de vômitos incontroláveis durante a gravidez, resultando em desidratação, perda de peso e cetose. A cetose é um processo natural do organismo que tem como objetivo a produção de energia a partir de gordura quando não há quantidade suficiente de glicose disponível.

Tatá Werneck com Hiperêmese Gravídica

Tatá Werneck e seu amigo, o balde (Foto: Reprodução/Instagram)

Cerca de 2% das gestantes terão hiperêmese gravídica que é um quadro mais extremo e grave do que os enjôos matinais (êmese gravídica), sintoma comum na gestação. Ela é mais comum no primeiro trimestre da gravidez e costuma melhorar por volta de 16 a 20 semanas.

Causa da Hiperêmese Gravídica

Tanto a êmese quanto a hiperêmese estão associadas ao níveis do hormônio hCG que é produzido pela placenta. Quanto mais alto o nível deste hormônio maior a chance de êmese ou hiperêmese. Entretanto essa associação nem sempre é verdadeira. Algumas mulheres com níveis baixos de hCG podem ter hiperêmese assim como mulheres com níveis altos também podem não ter. Além da associação com os níveis de hCG, a hiperêmese gravídica é mais comum em mulheres com algum distúrbio psicológico, como depressão.

Tratamento da Hiperêmese Gravídica

Uma vez que os vômitos são incontroláveis no caso da hiperêmese e alterações metabólicas como a cetose e desidratação se fazem presentes é necessário que o tratamento seja hospitalar. Realiza-se a hidratação da paciente por via endovenosa e a administração de medicamentos também pela via endovenosa. É importante salientar que com a evolução da gestação é esperado que ocorra uma melhora natural.

Não existe maneira de prevenir a hiperêmese gravídica. Recomenda-se durante o pré-natal que a dieta seja fracionada (ou seja, comer pouco e várias vezes). Também deve-se evitar alimentos muito gordurosas ou condimentados. Veja nosso post sobre como evitar os enjoos matinais.

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 22/12/2019   989 Views