Dado Dolabella assume namoro com prima: qual o risco se decidirem ter filhos?

Categorias: Gestantes, Notícias
Data: 22/01/2020   394 Views  

Quando duas pessoas que são parentes (possuindo a mesma ascendência) e se unem, chamamos essa união de consanguínea. Logo a consanguinidade é a afinidade por laços de sangue.

Recentemente o ator Dado Dolabella virou notícia ao anunciar que está namorando sua prima, Marina Dolabella. Ela é filha de Luiz Fernando Dolabella, irmão do pai de Dado, Carlos Eduardo Dolabella. Portanto Dado e Marina são primos de primeiro grau, caracterizando uma união consaguínea.

Dado e Prima - união consanguinea

Dado e Prima. Fonte: reprodução Instagram.

Qual o risco da consanguinidade?

Lembrando um pouco das aulas de biologia na escola, você irá recordar que as doenças genéticas podem ser dominantes ou recessivas. Existem outros padrões de herança mas vamos manter as coisas simplificadas. Quando uma doença é dominante, com apenas um dos genes alterados o indivíduo manifesta a doença. Por outro lado quando a doença é recessiva é necessário que dois genes mutados (um do pai e outro da mãe) estejam presentes para manifestar a doença.

No caso da doença recessiva, a pessoa que só tem um gene mutado não manifesta a doença. Então, por exemplo, quando nasce uma criança com fibrose cística, ela provavelmente herdou um gene mutado da mãe e outro do pai. Entretanto, os pais, apesar de serem portadores dos genes mutados não manifestam a doença.

Agora imagine que todos nós temos alguns problemas em nosso código genético. Alguns pequenos erros espalhados aleatoriamente no nosso DNA. Como a maioria das doenças é recessiva, não manifestamos nenhum problema pois só temos um gene alterado. Quando casamos com alguém de outra família, essa pessoa também terá mutações. Entretanto como o material genético é bastante extenso a chance da mutação ser exatamente no mesmo lugar é muito pequena.

Já quando casamos com alguém da mesma família, a chance de dois genes alterados no mesmo ponto aumentam!

De um modo geral, o risco de algum erro genético na população, aonde a união acontece ao acaso, fica em torno dos 2% ou 3%. Mas, entre parentes, esse risco pode chegar a 12%.

O namoro entre primos é proibido?

Não, não há “proibição” neste sentido. Entretanto é importante fazer uma avaliação genética adequada para identificar se existe algum risco específico. Idealmente deve-se consultar um médico geneticista para que ele possa levantar o histórico da família e eventualmente solicitar algum exame genético. Além disso durante a gestação é importante fazer os exames de ultrassom como o ultrassom morfológico.

O estimga da consanguinidade

No mundo, cerca de 8,5% das crianças têm pais consanguíneos e 20% da população humana vive em comunidades que praticam endogamia (união entre indivíduos aparentados). Portanto em algumas comunidades o casamento consanguíneo é mais comum do que se pode imaginar.

Categorias: Gestantes, Notícias
Data: 22/01/2020   394 Views