Como Pesquisar no Pubmed

Categorias: Aulas, Médicos
Data: 16/09/2014   25816 Views  

O Pubmed é uma das ferramentas mais utilizadas para pesquisas de artigos médicos. Leia inicialmente o texto abaixo e depois você pode ver o Pubmed em ação na galeria de vídeos.

Certamente a melhor maneira de fazer um levantamento bibliográfico na Internet para fins científicos é utilizar a Medline. Medline é uma base de dados criada e mantida pela National Library of Medicine (NLM) (http://www.nlm.nih.gov/) onde são indexadas publicações referentes a medicina, enfermagem, odontologia, veterinária e cadeiras básicas (fisiologia, anatomia, bioquímica, etc). O Medline contém citações bibliográficas e resumos de artigos publicados em mais de 4000 revistas biomédicas dos Estados Unidos e outros 70 países. Assim sendo a base de dados contém mais de 10 milhões de referências bibliográficas desde 1966. A princípio a maioria dos artigos é em inglês ou tem o seu resumo em inglês. Portanto você terá que fazer a pesquisa em inglês.

Onde eu tenho que ir para fazer minha pesquisa gratuitamente?

Pubmed Logo

Antes de tudo, atualmente existem diversos sites onde você pode pesquisar gratuitamente, neste tutorial utilizaremos o mecanismo de pesquisa oferecido pela NLM, o PubMed (http://www.pubmed.gov/). Escolhemos trabalhar com o PubMed pois além de indexar todas as revistas contidas no Medline, o PubMed também indexa outras bases de dados como o PreMEDLINE e HealthSTAR.

Antes de Iniciar a Pesquisa

De fato, mais importante do que saber como fazer uma pesquisa é saber fazer uma pesquisa que traga os resultados desejados. Por exemplo, se quisermos fazer uma pesquisa sobre gripe em idosos podemos pesquisar a palavra “flu” (gripe) e encontrar centenas de artigos, talvez o artigo que nos interesse seja o de número 325 e para chegar até lá teremos que ler o título de 324 artigos…. Muito mais efetivo seria pesquisar por “flu” + “elderly” que nos traria apenas artigos contendo ambas palavras-chave.

Definindo a estratégia de busca

Vamos supor que estamos interessados em estudar o efeito das vacinas para gripe em idosos. Dessa forma, o primeiro passo que deve ser seguido é dividir o objeto do estudo em conceitos e encontrar uma palavra-chave para cada conceito. Na pesquisa que estamos exemplificando “efeito das vacinas para gripe em idosos” podemos retirar 3 conceitos: vacinas, gripe e idosos. As palavras-chave correspondentes a cada tópico, neste caso, podem ser as mesmas: vacina, gripe e idosos. Quando a pesquisa possui mais de uma palavra-chave, estas devem ser agrupadas utilizando-se operadores Booleanos. Operadores Booleanos são operadores que matematicamente representam a idéia das expressões: E, OU e NÃO. Em síntese, em inglês são: AND, OR e NOT.

O PubMed

Em junho de 1997 o PubMed começou a oferecer acesso através da internet à base de dados Medline e outras bases de dados da NLM. Em suma, o Medline é uma compilação de citações bibliográficas. Colocando de forma mais simples, é uma lista enorme de artigos publicados em revistas – não os artigos na íntegra, mas apenas citações, ou seja, informações SOBRE o artigo. Em princípio, cada citação bibliográfica compreende um registro e cada registro consiste de campos que contém as informações que descrevem o artigo. Alguns desses campos são:

  • Título do artigo
  • Nome da revista em que o artigo foi publicado
  • Data da publicação
  • Autor(es) do artigo

Quando um artigo é enviado para inclusão no Medline ele passa por um processo de classificação onde termos descritivos são selecionados para cada campo. Isto é, na terminologia correta diríamos que o artigo é indexado. Logo depois da indexação, uma pesquisa na base de dados, utilizando os termos adequados, irá encontrar o artigo.

Galeria de Vídeos

Veja na galeria de vídeos abaixo uma demonstração de como usar cada uma das ferramentas descritas acima.

Gerenciando Artigos em PDF

Para gerenciar seus artigos em PDF recomendamos que utilize o Mendeley.

Categorias: Aulas, Médicos
Data: 16/09/2014   25816 Views