Como calcular a massa magra

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 10/07/2022   41 Views  

A massa magra é uma medida de todo o tecido não gorduroso de seu corpo, incluindo músculos, ossos e órgãos. Muitas pessoas erroneamente se referem a massa magra como músculos, mas a massa magra não é apenas a massa muscular.

Para calcular sua massa magra, você precisa primeiro conhecer seu percentual de gordura corporal. Há muitas maneiras de estimar a porcentagem de gordura corporal, mas o método mais preciso é usar paquímetros ou pesagem hidrostática.

Usando o paquímetro

O paquímetro é um instrumento para avaliar a gordura coporal. Ele faz medições da espessura da dobra da pele em diferentes locais de seu corpo e conecta esses números em uma fórmula para estimar a porcentagem de gordura corporal.

Esse é o método mais utilizado para avaliar a massa gorda. Geralmente é utilizado em academias quando você vai iniciar uma atividade física.

Paquímetro

Utilização do paquímetro para medida da gordura corporal.

A pesagem hidrostática para determinar a gordura corporal

Para a pesagem hidrostática, você é pesado debaixo d’água enquanto prende a respiração. A diferença de peso debaixo d’água e em terra é usada para estimar seu percentual de gordura corporal. É considerado o padrão ouro em testes de gordura corporal, sendo que a margem de erro é em torno de 1,5%.

Pesagem Hidrostática para medida da Gordura Corporal.

Como funciona a pesagem hidrostática, um dos métodos para calcular a massa magra.

Como calcular massa magra

Agora que você já sabe como determinar o seu percentual de gordura corporal é possível fazer o cálculo da massa magra.

A fórmula a ser utilizada é:

massa magra = peso corporal total – (peso da gordura corporal)

Por exemplo, se você pesa 100 Kg e tem 25% de gordura corporal, a sua massa magra será 75 Kg. Lembre-se que isso não significa que você tem 75 Kg de músculo pois a massa magra inclui também, por exemplo, a massa óssea.

Qual a importância da massa magra para a saúde?

Ter muito pouca ou muita massa magra pode ter implicações para sua saúde.

Por exemplo, se você tiver uma alta porcentagem de gordura corporal e baixa massa magra, você pode estar correndo risco de doenças relacionadas à obesidade, como diabetes e doenças cardíacas.

Por outro lado, se você tiver um baixo percentual de gordura corporal e baixa massa magra, você pode estar em risco de desnutrição e osteoporose.

Manter uma composição corporal saudável, com uma relação saudável de massa magra para a gordura corporal, é importante para a saúde geral.

Como o plano alimentar ajuda a manter um corpo saudável

O plano de dieta ou plano alimentar é projetado para ajudar a perder massa gorda e preservar a massa magra do corpo. Ele faz isso fornecendo a mistura certa de nutrientes e calorias para apoiar a perda de peso, ao mesmo tempo em que preserva a massa muscular.

A dieta alimentar ideal é rica em proteínas, carboidratos moderados e com baixo teor de gordura. Esta relação de macronutrientes tem se mostrado eficaz para preservar a massa magra do corpo e, ao mesmo tempo, perder massa gorda.

Além da razão de macronutrientes, o plano de dieta fornece diretrizes específicas sobre os alimentos a serem consumidos e evitados. Estas escolhas alimentares são baseadas em sua densidade nutricional e em sua capacidade de promover a saciedade.

O plano de dieta não é uma dieta rápida. É uma abordagem sustentável da alimentação que pode ajudá-lo a perder peso mantendo a sua saúde.

Como o estilo de vida influencia minha saúde

Suas escolhas de estilo de vida podem influenciar sua massa corporal magra.

Por exemplo, se você fuma cigarros, seu risco de osteoporose e outras doenças aumenta. Se você é uma pessoa sedentária, seu risco de obesidade e doenças relacionadas também aumenta.

Ser fisicamente ativo e ter uma dieta saudável são duas formas importantes de obter bons resultados e manter uma composição corporal saudável.

Portanto a vida saudável é o resultado de exercício físico constante associado a uma nutrição adequada.

O índice de massa corporal

O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. O IMC é calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em m), de acordo com a seguinte fórmula: IMC = peso / (altura x altura). Se você quiser calcular seu IMC utilize nossa Calculadora de IMC e Peso Ideal.Um IMC de 20-25 é considerado como o peso ideal. Um IMC abaixo de 20 indica que você está abaixo do peso, enquanto um IMC acima de 25 indica que você está acima do peso.

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 10/07/2022   41 Views