Anomalias das Mãos Observadas no Ultrassom entre 11 e 13 semanas

Categorias: Extremidades, Médicos, Vídeos
Data: 16/09/2014   7348 Views  

As mãos fetais são examinadas durante o exame morfológico, durante o exame as seguintes anomalias das mãos podem ser observadas no ultrassom:

Sindactilia – é uma anormalidade embriológica que resulta na visível união entre dois ou mais dedos das mãos ou dos pés.

Ectrodactilia (cleft hand) – é uma deformidade em que há ausência de um ou mais dedos centrais das mãos ou dos pés. Consequentemente, as mãos ou os pés assumem uma aparência característica como se fossem presas de lagosta. Pode haver haver sindactilia dos dedos.

Mão em garra (clenched hand) – o indicador se sobrepõe a um punho fechado formado pelos outros dedos. A articulação interfalangeana proximal do indicador é flexionada e desviada para o lado ulnar. O polegar é aduzido. Esta posição é constante durante o exame e é fortemente sugestiva de trissomia do cromossomo 18 (Síndrome de Edwards).

Polidactilia pós-axial – Ocorre do lado cubital (ulnar) da mão ou do lado peroneal (lateral) do pé. É a que tem herança autossômica dominante com penetrância incompleta, porém alta, e é cerca de 10 vezes mais freqüente em negros do que em caucasóides.

Clinodactilia – são os desvios da posição dos dedos no plano transverso.

box_alertO vídeo acima está publicado no YouTube e aqui você vê apenas um link para ele. Qualquer responsabilidade sobre a divulgação do vídeo na internet é do site YouTube.

Categorias: Extremidades, Médicos, Vídeos
Data: 16/09/2014   7348 Views