7 dicas pra acabar com o gosto amargo na boca na gravidez

Categorias: Dúvidas, Gestantes, Sintomas de Gravidez
Data: 25/11/2020   1294 Views  

O gosto metálico na boca é um sintoma comum na gravidez durante o primeiro trimestre. Algumas mamães dizem que parece que tem moedas na boca, ou que tomaram água em um copo metálico. Embora possa ser difícil expressar em palavras se você está lendo este texto percebeu algo estranho. Mais estranho que esse sintoma em si é o nome que ele recebe: disgeusia.

O que causa o gosto amargo?

Apesar de não ter causas muito claras, já se sabe que a disgeusia está relacionada com alterações hormonais comuns que acontecem durante a gestação. Alguns estudos também apontam como motivo um aumento das papilas gustativas durante esse período, o que causaria uma distorção do sabor dos alimentos e um sabor metálico na boca.

Na gestação normal, o corpo sofre uma série de alterações nos níveis hormonais que podem afetar os sentidos do olfato e paladar (acredita-se que o aumento da produção de estrógeno desempenhe um papel importante). Alguns estudos também mostram que as papilas gustativas na língua crescem mais durante a gestação, o que provocaria a alteração gustativa. O uso de vitaminas pré-natais, pílulas hormonais e antibióticos, entre outros medicamentos, durante a gravidez também pode causar como efeito colateral um gosto ruim ou metálico na boca.

Gosto Amargo

Como diminuir o gosto amargo na boca?

Do ponto de vista médico não há tratamento específico para a eliminar o gosto metálico que você sente durante a gravidez. Esse sintoma costuma passar com o fim do primeiro trimestre da gestação. Se está difícil suportar esse sintoma, algumas medidas podem ajudar a mitigar o gosto ruim na boca:

  • Mascar chicletes ou comer balas sem açúcar;
  • Comer coisas bem geladas, como pedaços de gelo ou picolé;
  • Beliscar algumas bolachas de água e sal;
  • Caprichar na pimenta pra disfarçar o gosto na boca;
  • Consumir alimentos ácidos, como picles e maçãs verdes;
  • Beber sucos cítricos;
  • Marinar as carnes no vinagre.

Uma boa hidratação com líquidos ajuda a evitar o ressecamento da boca, reduzindo a sensação metálica também. Usar talheres de plástico, evitando os de metal é uma idéia que pode ajudar em alguns casos.

Por fim, mas não menos importante, uma higiene oral adequada ajuda a manter os sabores desagradáveis à distância. Além de escovar os dentes e usar fio dental você também pode escovar um pouco a língua pra se livrar do gosto metálico.

Outras causas de gosto metálico na boca

Apesar de na gravidez o gosto metálico ser perfeitamente normal, existem outras causas de sabor metálico na boca. Algumas medicações podem causar esse sintoma como antibióticos (por exemplo o metronidazol), remédios para pressão (captopril), medicações para glaucoma e osteoporose. Pacientes que estão em tratamento com quimioterapia ou radiação também costumam queixar-se desse sabor estranho na boca.

Problemas nos seios nasais também podem ser a causa do gosto amargo. O sentido do cheiro está intimamente ligado ao sentido do sabor. Portanto problemas nasais também podem deixar um gosto estranho na boca.

Categorias: Dúvidas, Gestantes, Sintomas de Gravidez
Data: 25/11/2020   1294 Views