21ª Semana

Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 10/08/2016   11138 Views  

O Bebê

A fase de crescimento rápido começa a reduzir. Os cílios e o couro cabeludo tornam-se mais visíveis e o feto pisca mais freqüentemente. O lanugo cobre completamente o corpo, embora seja mais concentrado em torno da cabeça, pescoço e face.  O bebê desenvolve nessa fase as papilas gustativas da língua e o desenvolvimento do cérebro e terminais nervosos já está avançado o suficiente para que o bebê tenha sensações de tato. O coração cresce muito nessa fase e os batimentos cardíacos tornam-se mais fortes.

As pernas estão atingindo sua proporção relativa ao corpo. Os braços e pernas movem-se com mais força, enquanto os músculos se tornam mais fortes. O esqueleto torna-se mais endurecido. A força das mãos acentua-se. Pesa cerca de 400 gramas e mede em torno de 23 cm da cabeça aos pés.

A futura mamãe

Agora você aparenta estar realmente grávida. Seu útero está cerca de 2 cm acima da cicatriz umbilical. Se você está fazendo uma dieta saudável, não precisa ficar contando quilos e calorias. Emocionalmente, você está mais estável e confortável.

Como você está mais pesada, devido ao tamanho e peso do útero, suas pernas podem inchar no fim do dia, e câimbras podem atrapalhar seu sono. O aparecimento das câimbras é resultado da pressão que o bebê faz sobre o seu sistema circulatório, mas também pode ser provocado em razão da carência de cálcio ou vitamina B1, da falta de exercícios físicos regulares, do excesso de peso, de uma dieta sem sal, entre outros fatores.

Para ajudar, coma alguma coisa salgada antes de dormir e durma com os pés elevados. Beba mais leite, porque seu bebê cresce muito rápido e retira todo o cálcio do seu organismo.

O futuro papai

Na hora de deitar, o papai também pode ajudar. Basta que ele pressione o seu pé, formando um ângulo reto com a perna, dez vezes. Isso relaxa a perna e evita as benditas câimbras.

<< Semana Anterior | Próxima Semana >>
Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 10/08/2016   11138 Views