11ª Semana

Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 22/08/2016   17532 Views  

O Bebê

A partir de agora o bebê é chamado de feto. A parte mais crítica do desenvolvimento já terminou. Esse é um período de rápido crescimento e desenvolvimento e o bebê tem cerca de 45 mm de comprimento no início da semana. O bebê pesa em torno de 10 gramas no final dessa semana. A cabeça do bebê representa metade de seu tamanho. As pálpebras se fecham e se fundem e as íris começam a se desenvolver. Em algum momento dessa semana ou da próxima, o sangue começará a circular entre o bebê e o útero. A placenta começa a funcionar como tal.

No período de 11 a 14 semanas deverá ser realizado o exame da Translucência Nucal. Este é um dos exames mais importantes da gestação e recomendamos que a gestante agende este exame entre 12 e 13 semanas, pois a qualidade da imagem é um pouco superior neste período.

A futura mamãe

Sua cintura está desaparecendo lentamente. Portanto, aproveite agora para medí-la, pois compará-la nos próximos meses pode ser muito divertido. Seu útero está do tamanho de uma laranja baiana madura. Seu apetite deve estar melhor e as náuseas cedem, embora alguns odores ainda possam incomodá-la.

Quanto às náuseas e o cansaço, provavelmente você ainda está sentindo. Mas não se preocupe, pois em breve cessarão. O aumento do nível sanguíneo pode fazer com que suas mãos e pés fiquem mais quentes. É provável também que você sinta mais sede do que de costume, já que seu corpo precisa de mais líquido. Nessa fase também é normal que o peso da gestante aumente 1kg, ainda que muitas mulheres  possam emagrecer nesse primeiro trimestre por causa das náuseas, sem que isso interfira ou prejudique o desenvolvimento do bebê.

Categorias: Gestantes, Gravidez Semana a Semana
Data: 22/08/2016   17532 Views