Grávida pode tomar Toragesic?

Toragesic Toragesic

Nome comercial

Toragesic

Princípio ativo

Trometamol Cetorolaco

Fabricante

EMS SIGMA PHARMA LTDA
D

Categoria de risco

O fármaco demonstrou evidências positivas de risco fetal humano, no entanto, os benefícios potenciais para a mulher podem, eventualmente, justificar o risco, como, por exemplo, em casos de doenças graves ou que ameacem a vida, e para os quais não existem outros fármacos mais seguros.

Indicação

O trometamol cetorolaco é um anti-inflamatório não esteroide (AINE) usado para o tratamento de dor de curto prazo, moderada a severa, tipicamente após cirurgias. Não é indicado para uso a longo prazo devido ao potencial de efeitos colaterais graves.

Risco fetal

O uso de cetorolaco durante a gravidez, especialmente no terceiro trimestre, está associado a riscos significativos. Pode causar fechamento prematuro do ducto arterioso no feto e aumentar o risco de sangramento materno e fetal. No primeiro e segundo trimestres, seu uso deve ser cuidadosamente avaliado e, em geral, evitado devido à falta de dados conclusivos sobre a segurança. cetorolaco, na forma de trometamol cetorolaco, é classificado como Categoria C pela FDA para a gravidez nos dois primeiros trimestres e Categoria D no terceiro trimestre. Isso significa que existem evidências de efeitos adversos para o feto em estudos animais, e não há estudos adequados em humanos nos dois primeiros trimestres, enquanto no terceiro trimestre, existem evidências positivas de risco fetal humano.

Amamentação

O cetorolaco é excretado no leite materno, mas em quantidades pequenas. No entanto, devido ao potencial de efeitos adversos graves em lactentes, recomenda-se evitar o uso do cetorolaco durante a amamentação. Se houver necessidade de tratamento com cetorolaco, deve-se considerar interromper a amamentação ou escolher um tratamento alternativo com menor risco para o lactente.

Outros nomes comerciais