Grávida pode tomar Neozine?

Neozine Neozine

Nome comercial

Neozine

Princípio ativo

Levomepromazina

Fabricante

Sanofi Aventis
C

Categoria de risco

Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas.

Indicação

O Neozine (levomepromazina) é um antipsicótico utilizado no tratamento de várias condições psiquiátricas, incluindo esquizofrenia, transtorno bipolar, agitação, e também é usado para tratar náuseas, vômitos e dor intensa. Em gestantes também pode ser utilizado para o tratamento da pré-eclâmpsia.

Risco fetal

Não há estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas sobre o uso de clorpromazina. Pode haver riscos associados ao seu uso, especialmente no primeiro trimestre devido ao potencial teratogênico. Também há preocupações com o uso no final da gravidez, pois pode causar problemas no recém-nascido, como sintomas de abstinência ou efeitos extrapiramidais caso utilizado em altas doses.

Amamentação

A levomepromazina é excretada no leite materno e pode causar efeitos adversos no lactente, incluindo sedação excessiva, problemas de alimentação e outros efeitos colaterais. Devido a esses riscos, é aconselhável evitar o uso deste medicamento durante a amamentação ou usá-lo com extrema cautela e sob supervisão médica.

Outros nomes comerciais