Grávida pode tomar Nistatina?

Nistatina Nistatina

Nome comercial

Canditrat

Princípio ativo

Nistatina

Fabricante

LABORATÓRIO TEUTO BRASILEIRO S/A
C

Categoria de risco

Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas.

Indicação

A Nistatina é um medicamento antifúngico utilizado para tratar infecções fúngicas na pele, mucosas, intestino e vagina. É eficaz contra uma variedade de leveduras e fungos, incluindo a Candida.

Risco fetal

Não há evidências suficientes que associem o uso de Nistatina durante a gravidez a um risco aumentado de malformações congênitas. No entanto, como os estudos são limitados, seu uso durante a gravidez deve ser considerado apenas se claramente necessário e sob orientação médica.

Amamentação

A Nistatina é considerada segura durante a amamentação. Quando aplicada topicamente ou usada para tratamento oral (como no caso de sapinho), é pouco absorvida pelo sistema digestivo, o que minimiza a quantidade que poderia passar para o leite materno e, consequentemente, para o lactente. Portanto, seu uso tópico ou oral é geralmente considerado seguro durante a amamentação.

Outros nomes comerciais

ALBISTIN • CANDITRAT • MICOSTALAB • NEO MISTATIN • NIDAZOLIN • NISTAMAX