Grávida pode tomar Ciprofloxacino?

Ciprofloxacino Ciprofloxacino

Nome comercial

Ciprofloxacino

Princípio ativo

Ciprofloxacino

Fabricante

Vários
C

Categoria de risco

Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas.

Indicação

O Ciprofloxacino é um antibiótico do grupo das fluoroquinolonas, usado para tratar uma variedade de infecções bacterianas, como infecções do trato urinário, respiratórias e gastrointestinais. No entanto, seu uso durante a gravidez é geralmente evitado, a menos que não haja alternativas mais seguras e a infecção seja grave ou potencialmente ameaçadora à vida.

Risco fetal

O uso de Ciprofloxacino na gravidez pode estar associado a riscos para o feto, incluindo possíveis efeitos sobre o desenvolvimento das articulações e cartilagens. Devido a essas preocupações, o Ciprofloxacino é geralmente evitado durante a gravidez, especialmente durante o primeiro trimestre.

Amamentação

Ciprofloxacino é excretado no leite materno e pode ter efeitos adversos no lactente, como distúrbios nas articulações e cartilagens. Embora os riscos sejam considerados baixos, é aconselhável evitar o uso de Ciprofloxacino durante a amamentação, a menos que seja claramente necessário, e outras opções mais seguras tenham sido consideradas.

Outros nomes comerciais

CIPROFLOXACINA