Grávida pode tomar Prometazina?

Prometazina Prometazina

Nome comercial

Fenergan

Princípio ativo

Cloridrato de Prometazina

Fabricante

Sanofi Aventis
C

Categoria de risco

Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas.

Indicação

A Prometazina é um anti-histamínico usado para tratar sintomas de alergia, como coriza, espirros, prurido e olhos lacrimejantes. Também é utilizado para prevenir e tratar náuseas e vômitos, para sedação antes ou após cirurgias e para tratar certos tipos de dor.

Risco fetal

Não há evidências conclusivas de que o uso de Prometazina durante a gravidez esteja associado a um aumento significativo no risco de malformações congênitas. No entanto, como com qualquer medicamento da Categoria C, deve ser usado durante a gravidez apenas se o benefício justificar o risco potencial ao feto.

Amamentação

A Prometazina é excretada no leite materno e pode ter efeitos adversos no lactente, incluindo sedação ou irritabilidade. Devido a esses possíveis efeitos, o uso de Prometazina durante a amamentação deve ser feito com cautela e sob orientação médica.

Outros nomes comerciais