Grávida pode tomar Nitrofurantoína?

Nitrofurantoína Nitrofurantoína

Nome comercial

Macrodantina

Princípio ativo

Nitrofurantoína

Fabricante

Laboratório Teuto
B

Categoria de risco

Os estudos em animais não demonstraram risco fetal, mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram riscos, mas que não foram confirmados em estudos controlados em mulheres grávidas.

Indicação

A nitrofurantoína é um antibiótico utilizado principalmente no tratamento e prevenção de infecções urinárias causadas por bactérias sensíveis, como cistite aguda. Ela atua inibindo processos metabólicos bacterianos, levando à morte das bactérias. Geralmente, é indicada para infecções do trato urinário inferior.

Risco fetal

Durante o primeiro e segundo trimestres, a nitrofurantoína é considerada segura, mas deve ser evitada no final da gravidez (terceiro trimestre), especialmente perto do parto, devido ao risco de hemólise no recém-nascido, principalmente em bebês com deficiência de G6PD.

Amamentação

A nitrofurantoína é excretada no leite materno em pequenas quantidades. Embora o risco de efeitos adversos em lactentes seja baixo, especialmente em bebês com mais de um mês de idade, deve ser usada com cautela, especialmente se o bebê tiver deficiência de G6PD.

Outros nomes comerciais

Furadantina, Nitrifor, Urofuron