Grávida pode tomar Metildopa?

Metildopa Metildopa

Nome comercial

Aldomet

Princípio ativo

Metildopa

Fabricante

ASPEN PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA
B

Categoria de risco

Os estudos em animais não demonstraram risco fetal, mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram riscos, mas que não foram confirmados em estudos controlados em mulheres grávidas.

Indicação

A Metildopa é um medicamento anti-hipertensivo. É frequentemente usada no tratamento da hipertensão arterial, inclusive durante a gravidez, pois é considerada uma das opções mais seguras para o controle da pressão arterial elevada em gestantes.

Risco fetal

Não há evidências significativas de que a Metildopa aumente o risco de malformações congênitas quando usada durante a gravidez. Tem sido usada extensivamente em gestantes com hipertensão e é considerada uma das opções de tratamento mais seguras e eficazes durante a gravidez.

Amamentação

A Metildopa é excretada no leite materno em pequenas quantidades. Geralmente é considerada segura para uso durante a amamentação, mas é importante monitorar o lactente para quaisquer efeitos adversos potenciais. A decisão de continuar com a Metildopa durante a amamentação deve ser feita em conjunto com um profissional de saúde, considerando os benefícios do tratamento para a mãe e os riscos potenciais para o lactente.

Outros nomes comerciais

Metilcord