Grávida pode tomar Fluconazol?

Fluconazol Fluconazol

Nome comercial

Fluconazol

Princípio ativo

Fluconazol

Fabricante

Vários
D

Categoria de risco

O fármaco demonstrou evidências positivas de risco fetal humano, no entanto, os benefícios potenciais para a mulher podem, eventualmente, justificar o risco, como, por exemplo, em casos de doenças graves ou que ameacem a vida, e para os quais não existem outros fármacos mais seguros.

Indicação

O Fluconazol é um antifúngico utilizado no tratamento de uma ampla gama de infecções fúngicas, incluindo candidíase vaginal, meningite criptocócica e infecções por Candida em outras partes do corpo, como a boca, garganta e esôfago.

Risco fetal

Estudos e relatórios de caso sugerem um aumento no risco de malformações congênitas e outros resultados adversos para o feto com a exposição ao Fluconazol durante o primeiro trimestre da gravidez. Estes incluem, mas não estão limitados a, defeitos cardíacos e esqueléticos. Devido a esses riscos, o uso de Fluconazol em doses elevadas ou como tratamento prolongado é desaconselhado durante a gravidez, especialmente no primeiro trimestre.

Amamentação

O Fluconazol é excretado no leite materno em concentrações semelhantes às do plasma materno. Embora geralmente seja considerado seguro para uso durante a amamentação, especialmente em doses únicas ou tratamentos de curto prazo, é importante considerar os riscos potenciais para o lactente.

Outros nomes comerciais

Zoltec, Flucovil, Zelix, Fluconid, Flucomed, Pronazol