Grávida pode tomar Desvenlafaxina?

Desvenlafaxina Desvenlafaxina

Nome comercial

Pristiq

Princípio ativo

Succinato de Desvenlafaxina Monoidratado

Fabricante

Pfizer
C

Categoria de risco

Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas.

Indicação

A Desvenlafaxina é um inibidor da recaptação de serotonina e norepinefrina (SNRI) utilizado no tratamento da depressão maior. Na gravidez, pode ser prescrita para mulheres que necessitam de tratamento contínuo para depressão, considerando que a descontinuação do tratamento pode levar a uma recaída da depressão, que por si só carrega riscos para a mãe e o feto.

Risco fetal

Não há evidências conclusivas de que o uso de Desvenlafaxina durante a gravidez esteja associado a um aumento significativo no risco de malformações congênitas. No entanto, estudos sobre outros SNRIs e ISRSs (inibidores seletivos da recaptação de serotonina) sugerem potenciais riscos, como parto prematuro, baixo peso ao nascer e complicações pós-natais, como dificuldades respiratórias e de alimentação no recém-nascido.

Amamentação

A Desvenlafaxina é excretada no leite materno, e há poucas informações sobre seus efeitos no lactente. Devido à falta de dados conclusivos e ao potencial de efeitos adversos, o uso de Desvenlafaxina durante a amamentação deve ser feito com cautela, avaliando-se cuidadosamente os benefícios para a mãe e os riscos potenciais para o lactente.

Outros nomes comerciais

Elifore, Desve, Deller, Andes, Delagran, Zodel, Venlapress, Aviv, Indefa, Vellana, Vendexla, Pristiq, Imense, Desduo, Rytmise, Destyc, Desventag