Grávida pode tomar Anitta?

Anitta Anitta

Nome comercial

Anitta

Princípio ativo

Secnidazol

Fabricante

Ache
B

Categoria de risco

Os estudos em animais não demonstraram risco fetal, mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram riscos, mas que não foram confirmados em estudos controlados em mulheres grávidas.

Indicação

Anitta (Secnidazol) é utilizado no tratamento de infecções causadas por protozoários e parasitas, como giardíase, amebíase intestinal e tricomoníase. Também é eficaz no tratamento de vaginoses bacterianas causadas por bactérias anaeróbias. O secnidazol age interferindo no DNA dos parasitas e protozoários, levando à morte dos organismos causadores das infecções. Uma de suas principais vantagens é o fato de ser administrado em dose única, o que aumenta a adesão ao tratamento.

Risco fetal

Estudos em animais não demonstraram risco ao feto, mas não há estudos controlados adequados em mulheres grávidas. O uso do secnidazol durante a gravidez deve ser avaliado pelo médico, sendo recomendado seu uso somente quando os benefícios superarem os riscos potenciais.

Amamentação

O secnidazol é excretado no leite materno, e o uso durante a amamentação não é recomendado sem orientação médica. Se o medicamento for necessário, pode-se recomendar a interrupção temporária da amamentação durante o tratamento e por até 72 horas após a dose, para evitar efeitos adversos no lactente.

Outros nomes comerciais

Secnidal, Secnox