Grávida pode tomar Ácido Folínico?

Ácido Folínico Ácido Folínico

Nome comercial

Ácido Folínico

Princípio ativo

Ácido Folínico

Fabricante

Vários
A

Categoria de risco

Em estudos controlados em mulheres grávidas, o fármaco não demonstrou risco para o feto no primeiro trimestre de gravidez. Não há evidências de risco nos trimestres posteriores, sendo remota a possibilidade de dano fetal.

Indicação

O Ácido Folínico é usado principalmente para reduzir os efeitos colaterais de certos medicamentos usados no tratamento da toxoplasmose em gestantes, como sulfametoxazol e a pirimetamina. Também é utilizado no tratamento de anemias causadas por deficiência de folato e, ocasionalmente, em situações onde é necessária uma forma mais ativa de folato, como em certos casos de malabsorção.

Risco fetal

Não há evidências significativas de que o Ácido Folínico, quando usado nas doses recomendadas, aumente o risco de malformações congênitas. De fato, sendo uma forma ativa do Ácido Fólico, ele pode ser benéfico em situações onde a suplementação com Ácido Fólico é necessária, mas a conversão do Ácido Fólico em sua forma ativa é comprometida.

Amamentação

O Ácido Folínico é considerado seguro durante a amamentação. É excretado no leite materno, mas não há evidência de risco para o lactente quando usado nas doses recomendadas.

Outros nomes comerciais

FOLICORIN • FOLINAC