Grávida pode tomar Nifedipina?

Nifedipina Nifedipina

Nome comercial

Nifedipina

Princípio ativo

Nifedipina

Fabricante

Vários
C

Categoria de risco

Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas.

Indicação

A Nifedipina é um bloqueador dos canais de cálcio, usado para tratar a hipertensão (pressão alta) e a angina (dor no peito). Na gravidez, pode ser usada para tratar a hipertensão gestacional ou como parte do manejo da pré-eclâmpsia, uma condição caracterizada por hipertensão e outros sintomas que podem ser graves. Pode ser usada também para tratar o trabalho de parto prematuro.

Risco fetal

Não há evidências conclusivas de que o uso de Nifedipina durante a gravidez esteja associado a um aumento significativo no risco de malformações congênitas. No entanto, como com qualquer medicamento, deve ser usado durante a gravidez apenas se o benefício justificar o risco potencial.

Amamentação

Nifedipina é excretada no leite materno, mas em quantidades pequenas. É geralmente considerada segura para uso durante a amamentação, mas é aconselhável monitorar o lactente para quaisquer sinais de efeitos adversos.

Outros nomes comerciais

Nifedipino