Tudo sobre o ensaio gestante

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 03/11/2022   27 Views  

O ensaio gestante é um ensaio fotográfico para registrar a fase da espera do bebê. Está chegando o novo e mais fofo integrante da família. E conforme ele cresce, você terá vontade de fazer vários registros de cada fase ao longo da vida.

E o ensaio de gestante é o grande início, e pode ser feito de várias maneiras e estilos. Tudo vai depender da sua escolha, do seu olhar e da sua personalidade. Até porque há tipos de ensaios dos mais variados estilos. Pode ser feito só da mãe, do casal ou com os filhos mais velhos. Pode até incluir seus pets, isso vai depender como a mulher ou o casal deseja que seja o seu ensaio.

E aí, como você quer o seu ensaio gestante?

Antes de começar a escolher, é importante saber que existem vários estilos de fotografia de gestante. São vários tipos de ensaios, seja pelo olhar do fotógrafo(a), do local escolhido, e até dos looks usados. Para escolher o seu tipo preferido precisa olhar tudo, para entender como funciona, e aí saber qual você gosta e se identifica mais.

O ensaio gestante é um momento muito importante para a mulher. Ao descobrir que está grávida logo começa a ter o sonho de fazer esse ensaio. Por isso as fotos precisam ser especiais! Até porque essas fotos guardarão essa fase para sempre, para mostrar para o filho e ajudar a contar sua história. Por conta disso te daremos algumas dicas para que seu ensaio seja mais do perfeito.

Como escolher o fotógrafo?

Aqui vamos nos referir ao fotógrafo(a), mas ele(a) pode trabalhar sozinho(a), ou até ser ou ter uma empresa de vários fotógrafos. Que podem fazer um mesmo estilo de ensaio ou não, cada um pode ter o seu estilo. O que importa saber é que o modelo de empresa ou profissional liberal não interfere na qualidade de seu trabalho.

O que vamos falar aqui é do estilo, e da qualidade da fotografia que é ditada pelo olhar do fotógrafo(a), e pelo olhar de quem a vê. Cada um tem uma linguagem, uma forma diferente de ver o mundo, há quem se identifique mais com um estilo ou com outro.

Primeiro passo: Avalie o Portfólio!

Antes de escolher, navegue pelos sites e portfólios dos fotógrafos da sua cidade, veja qual estilo de ensaio de gestante você gosta mais. Mesmo que não entenda muito de fotografia, você vai sentir e perceber o que te agrada ou não nas fotos, quais emoções elas te trazem. Observe a iluminação das imagens, se a claridade é como você gosta. Veja o estilo de corte da foto, enquadramento, te interessa, e aí por diante.

Ensaio Gestante

Fotografia de Ensaio Gestante, produzida pela Dos Anjos Fotografia.

Muitas vezes avaliar e fazer uma listinha dos seus preferidos é o melhor começo. Então entre em contato, para tirar dúvidas e observar o atendimento. No atendimento você já vai perceber o comprometimento, agilidade, e forma de tratar o cliente. Acredite, essas observações são valiosas. No atendimento inicial você terá uma base de como você será tratada em todo o processo, do ensaio a entrega das suas fotos.

Veja como o material será entregue

As fotos são entregues digitalmente ou impressas? Existe um album ou algum produto incluso e veja o que mais te agrada. O ensaio será para registrar sua gravidez mas o resultado das fotos ficarão guardadas para sempre.

Pense também nas roupas que vai querer usar, já vamos falar sobre isso, mas já vai analisando se pra você é importante que o estúdio/fotógrafo(a) ceda algumas ou todas as roupas que você vai usar, ou não. 

Pensar em tudo antes, para que tudo saia como você sempre sonhou, pasra que isso aconteça é bom ver todos os detalhes com antecedência. Por exemplo o marido nem sempre se sente muito à vontade de fazer poses em fotos. Mas se você escolher um fotógrafo(a) que tiver jeito, vai saber como conduzir seu marido. Ele se sentirá à vontade ao participar do ensaio, e assim fazer vários registros lindos de casal.

Tente pensar em tudo, em cada detalhe, anote tudo e faça suas anotações. Feito isso, você já terá afunilado bastante as suas opções, e então escolha o que mais te agrada.

O que usar no ensaio gestante?

Uma grande dúvida da gestante ao pensar em como será o seu ensaio, é pensar nas roupas, até porque seu corpo está mudando, então é preciso pensar em qual maneira ela se sentirá bem, o que usar para que seu ensaio de gestante fique especial.

Antes mesmo de pensar apenas em que roupa usar, a mamãe precisar pensar no seu estilo, como vai se sentir bem e a vontade, para escolher peças que realcem a sua beleza. Você até pode querer comprar uma peça ou outra para compor seus looks, como também pode aproveitar e usar suas próprias roupas.

Aproveitando o que eu tenho em casa

Mesmo que sua sensação seja de que não tem roupa alguma para o ensaio. Vou te contar que na verdade você pode ter sim! Não é preciso ter top ou croped necessariamente para exibir o barrigão no seu ensaio. Uma blusinha normal pode ser usada, e você pode por exemplo dobrar para deixá-la mais curtinha na barriga. Ou então usar uma camisa, mesmo que não feche na parte de baixo você pode amarrar as pontas na cintura, faz um estilo diferente e exibe a barriguinha. Lembre-se que seu útero irá crescer durante a gestação. Por isso o tamanho da barriga estará ideal entre 28 e 32 semanas.

Se ainda servir alguma calça ou shorts também pode usar, mesmo que o zíper já não feche mais, você poderá enconde-lo com algumas poses, ou não também, porque é legal exibir que ainda usa o mesmo jeans de antes de engravidar, e que apenas a barriguinha que cresceu. Vestidos e saias além de confortáveis, destacam e evidenciam as novas curvas do corpo das mamães.

Mas também há a opção de você escolher fazer seu ensaio onde forneças roupas para gestantes. Você pode usar só as roupas do estúdio ou pode mesclar com as suas também, vai do seu gosto.

O mais importante de tudo é você se sentir bem, durante o seu ensaio e também com o resultado das fotos, porque o que fica na memória e podemos compartilhar são fotos dos momentos importantes.

Qual o melhor lugar para realizar sua sessão?

Quando você tem o sonho de fazer um ensaio gestante, nada mais importante do que escolher o local que será feito o suas fotos, o cenário ajuda a compor as imagens. Então pode ser algo mais clean como um estúdio, ou mais arborizado como um parque, ou até mais aconchegante como a casa do casal.

Essa escolha precisa ser de acordo com o que você e seu marido se sente à vontade, porque tudo tem seus prós e contras, por isso o melhor local para fazer o seu ensaio de gestante é o lugar que mais te agrada.

Dicas para o seu ensaio de gestante

Vamos te dar algumas dicas sobre o que pensar na hora de escolher o local do seu ensaio. Se for no estúdio, por exemplo, não precisa ter preocupações como a luz do ambiente, temperatura, ou até o clima, tudo no estúdio é controlado, porém o ambiente é mais básico dando destaque apenas para a família nas fotos.

Já um ensaio externo, em um parque, praia, praça por exemplo, você acaba contracenando com o cenário, o resultado fica lindíssimo porque além de você e do seu marido ou sua família você tem a natureza pra compor suas fotos. Porém ensaios ao ar livre podem ter um fator preocupante que é o clima, que precisará ser observado. Se sua cidade é mais fria ou chuvosa uma preocupação será a previsão do tempo, e outra o melhor horário para fazer o ensaio, pois a luz do ambiente é um fator determinante para o resultado das fotos.

Posso fazer o ensaio em casa?

Sim! Você pode optar por fazer seu ensaio em sua casa, você estará confortável em seu ambiente, e nem terá que se preocupar com o clima, porém é importante conversar com o fotógrafo(a) sobre a luz do seu ambiente, pra que ele possa se preparar. Você pode fazer algumas fotos no seu celular e enviar para o fotógrafo, para mostrar a luz ambiente do seu espaço, assim ele verá se será necessário levar algum material extra de iluminação ou não, garantindo assim um resultado de qualidade no seu ensaio.

Se você pensar em todos os detalhes antes, enquanto está fazendo o planejamento do seu ensaio, pensar no que você gosta, em como você e seu marido ou sua família se sentem a vontade é um passo super importante e determinante para o sucesso do seu ensaio, assim você pode ter certeza que ele ficará lindo, no seu estilo. Independente de qual cenário você escolher para fazer suas fotos, tenha certeza que esse registro ficará lindo e você terá muito orgulho de mostrar para o seu filho depois.

Quando fazer o ensaio fotográfico da gestante?

Algumas mulheres desejam esperar o máximo possível para fazer a sua sessão de ensaio gestante, para que a barriga fique bem grandinha e evidente. Porém essa espera não é ideal por vários motivos, a começar que devemos fazer em uma idade gestacional segura, onde não corra o risco do bebê nascer antes das fotos. 

Outro motivo, que não é aconselhável esperar tanto, é que apesar da barriguinha ficar mais evidente ao final da gestação, há outros fatores que acompanham esse momento, como os possíveis inchaços, e até a elevação do ganho de peso. Lembre-se, o momento do ensaio gestante é especial, a mulher precisa estar se sentindo linda, esperar muito tempo pode fazer com que ela não se goste nas fotos, por conta das mudanças do seu corpo, naturais da evolução da gestação.

A fase ideal para fazer o seu ensaio é entre 28 a 32 semanas de gestação, por ser a fase onde a barriguinha está bem evidente, porém ainda não aconteceram os possíveis inchaços e até cansaços do final da gestação. A mulher está linda, se sente confortável, com sua fisionomia natural e bem disposta. Além disso, muitas das suas roupas ainda estão servindo, caso você queira usar no ensaio, mesmo que com algumas pequenas adaptações.

É muito importante que você se sinta bem no dia do seu ensaio, e ame o resultado das fotos depois!

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 03/11/2022   27 Views