Grávida pode tomar Venlafaxina?

Venlafaxina Venlafaxina

Nome comercial

Efexor

Princípio ativo

Venlafaxina

Fabricante

Wyeth
C

Categoria de risco

Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas.

Indicação

A Venlafaxina é um inibidor da recaptação de serotonina e norepinefrina (SNRI) usado no tratamento da depressão maior, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico e transtorno de ansiedade social.

Risco fetal

Estudos sobre o uso de Venlafaxina na gravidez forneceram resultados mistos. Alguns estudos sugerem um possível aumento no risco de certas complicações, como parto prematuro e complicações respiratórias no recém-nascido, enquanto outros não encontraram risco significativo. Há preocupações sobre possíveis efeitos de abstinência e toxicidade neonatal quando o medicamento é usado no final da gravidez.

Amamentação

A Venlafaxina é excretada no leite materno. Embora as quantidades sejam geralmente baixas, há relatos de efeitos adversos em lactentes, como irritabilidade e dificuldades alimentares. O uso de Venlafaxina durante a amamentação deve ser feito com cautela, e os benefícios para a mãe devem ser cuidadosamente ponderados contra os potenciais riscos para o lactente.

Outros nomes comerciais

Venlaxin, Torrent, Alenthus, Vensate