Grávida pode tomar Dexclorfeniramina?

Dexclorfeniramina Dexclorfeniramina

Nome comercial

Histamin

Princípio ativo

Maleato de Dexclorfeniramina

Fabricante

Neo química
B

Categoria de risco

Os estudos em animais não demonstraram risco fetal, mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram riscos, mas que não foram confirmados em estudos controlados em mulheres grávidas.

Indicação

A Dexclorfeniramina é um anti-histamínico de primeira geração, utilizado para aliviar sintomas de alergia, como coriza, espirros, coceira nos olhos e garganta, e urticária. Devido às suas propriedades sedativas, também pode ser usado para induzir o sono em situações específicas.

Risco fetal

ão há evidências significativas de que o uso de Dexclorfeniramina durante a gravidez esteja associado a um aumento no risco de malformações congênitas. No entanto, como com qualquer medicamento, deve ser usado durante a gravidez apenas se o benefício justificar o risco potencial.

Amamentação

A Dexclorfeniramina é excretada no leite materno e pode causar efeitos adversos no lactente, como sedação ou irritabilidade. Devido a esses possíveis efeitos, o uso de Dexclorfeniramina durante a amamentação deve ser feito com cautela e sob orientação médica.

Outros nomes comerciais