Cardiotocografia Anteparto

A cardiotocografia anteparto é um exame de vitalidade fetal. É uma das maneiras que o seu bebê tem para avisar se está tudo bem ou se existe algum problema que possa estar afetando o seu bem estar.

Consiste no registro por cerca de 20 minutos da frequência cardíaca fetal, das contrações uterinas e da movimentação fetal.

Exemplo de cardiotocografia: em azul temos o registro da frequência cardíaca fetal e em vermelho vemos o registro das contrações uterinas.

São colocados dois cintos com sensores no abdômen da mãe, um irá captar a freqüência cardíaca e o outro a contratilidade uterina. Diferente dos exames de ultrassonografia, o equipamento será instalado por uma técnica e o médico apenas saudará o traçado posteriormente. Além disso um botão para registro dos movimentos fetais fica na mão da mãe durante o exame e deve ser apertado toda vez que a mãe percebe uma movimentação do bebê.

O exame pode ser realizado antes do trabalho e parto (cardiotocografia anteparto) ou durante o trabalho de parto (cardiotocografia intraparto). A Fetalmed realiza apenas o exame anteparto pois a clínica não atende partos. Os principais ítens avaliados na cardiotocografia anteparto são:

  • Presença ou não de contrações
  • Linha de base (frequência cardíaca fetal média)
  • A variabilidade da linha de base (o quanto varia a frequência cardíaca ao longo do tempo)
  • A presença de acelerações transitórias (aumento da frequência cardíaca fetal logo após a movimentação fetal)
  • A presença de desacelerações (o que é mais frequentemente observado na cardiotocografia intraparto)

A cardiotocografia também pode ser associada com outros exames de vitalidade fetal como o Perfil Biofísico Fetal e a Dopplervelocimetria. Confira na nossa lista de convênios se a clínica tem credenciamento para realizar este exame. Caso não exista credenciamento o exame poderá ser realizado em caráter particular.

Solicite um Pré-agendamento de Exame Pré-agendamento de Exame