Dicas para amenizar o inchaço nos pés durante a gravidez

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 18/04/2021   960 Views  

Para muitas mulheres, a gravidez significa a realização de um sonho. A chance de trazer ao mundo uma criança para amar e proteger. No entanto, é importante dizer que a gestação pode trazer alguns desconfortos, à medida que o bebê aumenta seu peso na barriga da futura mamãe. Um desconforto que podemos destacar é o inchaço nos pés, que ocorre, geralmente, por volta do sexto mês de gestação.

Para que a futura mamãe possa aliviar esse desconforto, é preciso que ela adote alguns cuidados. Neste conteúdo, apresentamos alguns. Confira!

Deve-se consumir mais água

Consumir água deve ser um hábito não apenas de mulheres grávidas, mas de qualquer pessoa que deseje preservar sua saúde.

No entanto, cabe dizer que o consumo regular de água durante a gravidez pode ajudar a reduzir o inchaço nos pés, bem como nos tornozelos, pois se trata de uma substância que contribui para a eliminação das toxinas do organismo e estimula a produção de urina, de maneira a fazer com que o corpo se torne mais leve.

Beber Agua Gravidez

Além disso, o corpo estando bem hidratado, ele retém menos líquido, o que faz com que se torne mais leve, reduzindo o inchaço nos pés.

O ideal é consumir de dois a três litros de água por dia. Todavia, é importante conversar direitinho com o seu médico especialista, pois ele pode recomendar, com base em seu caso, que ingira uma menor ou maior quantidade de água.

É importante se alongar ao menos uma vez ao dia

A gestação impõe, em muitos dos casos, uma vida mais regrada, ou seja, sem a prática de atividades mirabolantes. Mas isso não significa dizer que você não deva se alongar, esticando, por exemplo, as pernas e os pés. Pelo contrário, isso é super recomendado para se evitar que os pés fiquem inchados à medida que o bebê ganha peso na barriga da mãe.

Fazer exercícios básicos, simples, com os pés podem trazer alguns benefícios para você, como: melhora a circulação sanguínea e linfática, reduz inchaço nos pés e aumenta a sua sensação de prazer e bem-estar.

Por isso, alongue-se diariamente. No entanto, é sempre importante conversar com o médico especialista para verificar quais exercícios você pode fazer.

Tente não ficar em pé por muito tempo

Ao ficar em pé por muito tempo, o sangue demora a chegar ao coração, e isso faz com haja um aumento da retenção de líquidos nas pernas e nos pés, o que pode causar inchaço ou piorar esse quadro caso ele já exista. Por isso, o ideal é evitar ficar em pé por mais de uma hora, estando você na condição de grávida.

No entanto, como dissemos anteriormente, é importante pensar nesse cuidado com equilíbrio, ou seja, tentar não ficar em pé não significa dizer que você deve passar a maior parte do tempo deitada. Praticar atividades leves, como massagear os pés e alongá-los, é fundamental para que seu corpo funcione adequadamente (com uma boa circulação sanguínea e linfática).

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 18/04/2021   960 Views