Deu vontade de limpar a casa? Pode ser o parto se aproximando….

Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 06/01/2019   1055 Views  

Segundo um estudo publicado na revista Evolution & Human Behaviour, o desejo de uma gestante limpar, organizar e colocar a sua vida em ordem pode ser um instinto primitivo que objetiva proteger o bebê que vai chegar em breve. Este impulso é conhecido por síndrome do ninho arrumado.

ninho arrumado

A síndrome do ninho pode ser definida como um estado de hiperatividade, muito frequente nas últimas semanas de gravidez, especialmente em mães de primeira viagem. Estas mães fazem todo o tipo de trabalhos de casa, que anteriormente nunca tinham feito, para que, quando o bebê chegar, tudo esteja “preparado”. Por exemplo, limpar tetos, polir o chão, arrumar os armários de uma maneira diferente ou pintar os quartos de outras cores.

As mulheres também se tornam mais seletivas em relação a suas companhias, preferindo apenas passar tempo com as pessoas em quem confiam. Em resumo, ter controle sobre o ambiente parece ser um ponto chave para a maternidade, incluindo decisões sobre aonde o parto irá acontecer assim como quem poderá acompanhar o parto.

Aparentemente esse impulso é mais intensificado no terceiro trimestre. No reino animal outras fêmeas, como pássaros, tem comportamento semelhante, fazendo seus ninhos (por isso pode ser também chamado de nidificação ou aninhamento). Embora para cada mulher seja diferente e isso possa experimentado em diferentes níveis de intensidade ou não, é comum este sentimento em muitas gestantes.

Como saber se você tem está com a síndrome do ninho arrumado?

Algumas situações são comuns em mães que apresentam a síndrome do ninho arrumado. Entre elas podemos citar:

 

  1. Uma baixa vontade de fazer faxina
  2. Vontade de mudar a mobília de lugar
  3. Você vira um eremita e não quer ficar com ninguém além dos familiares mais próximos
  4. Você tem uma super energia (só pra fazer faxina mesmo)
  5. Você está jogando tudo que não tem utilidade no lixo
  6. Você evita qualquer coisa arriscada
  7. Você se sente inundada por diferentes emoções

É muito importante que as mães saibam que, se fazer tudo isto as faz ficarem mais calmas, podem fazê-lo com normalidade. Mas nunca é bom ficarem obcecadas. O ideal é darem prioridade às coisas importantes e pedirem ajuda com as tarefas domésticas para não fazerem esforços em excesso. Ainda, as últimas semanas de gravidez devem ser dedicadas, principalmente, a cuidarem de si e a prepararem-se para o parto.

Se você tem a síndrome do ninho arrumado, o melhor será encarar o assunto com naturalidade usando o instinto mas tentando canalizar essa hiperatividade para não acabar esgotada.

Referências

  1. Evidence of a nesting psychology during human pregnancy
  2. VIX – Mães dizem que vontade de arrumar a casa é um dos sinais de que o bebê vai nascer
Categorias: Dicas, Gestantes
Data: 06/01/2019   1055 Views