Como é calculado o peso do bebê no ultrassom?

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 28/07/2020   88 Views  

Certamente essa dúvida passa na cabeça de muitas gestantes: como o médico sabe o peso do bebê fazendo um ultrassom? Obviamente a única maneira de pesar o bebê é colocando ele em cima de uma balança. O ultrassom é apenas uma “foto” do bebê, e com o médico pode saber o peso do bebê pela foto?

Bom imagine que nós somos capazes de dizer se uma pessoa está magra ou acima do peso quando olhamos numa foto. Pois bem, quando fazemos isso o nosso cérebro compreende se rosto da foto está mais ou menos cheio, se a barriga é mais ou menos saliente e mais uma série de detalhes. E então, de uma maneira instintiva podemos dizer se a pessoa é mais gordinha ou mais magra.

Peso do Bebê - Como nosso cérebro é capaz de identificar quem é gordo e quem é magro.

Nessa imagem, sem saber o peso de cada um dos personagens, é possível dizer que é mais magro e quem é mais gordo. (Foto: reprodução da internet).

Pois bem, no exame de ultrassom é feito algo semelhante. O médico irá medir a cabeça do bebê, o abdômen e o comprimento do fêmur. Com essas medidas o aparelho traz uma série de fórmulas para calcular o peso do bebê. Desde o advento do ultrassom diversas fórmulas foram desenvolvidas, entretanto a mais usada é a fórmula de Hadlock. Essa fórmula utiliza o diâmetro biparietal, a circunferência craniana, a circunferência abdominal e o fêmur para estimar o peso.

Fórmula Hadlock Peso Fetal

Qual a margem de erro para o peso do bebê?

Em cerca de 80% dos casos a margem de erro esperada é de até 10%. Ou seja, na maioria das vezes o erro será de até 10% do peso estimado para mais ou para menos. Entretanto é importante ressaltar que em algumas situações esta margem de erro pode chegar até 30% ou mais. Quando as condições não são favoráveis, infelizmente a margem de erro pode ser maior. Situações que estão associadas a maior margem de erro são por exemplo a imagem ruim, o bebê numa posição desfavorável ou muito grande.

Qual é o peso normal para o bebê?

O peso sofre grande variação durante a gestação. Existem diversas tabelas disponíveis para a estimativa de peso fetal. A mais utilizada é a tabela de Hadlock para o peso fetal estimado. Dispomos também de uma tabela específica da nossa população de Curitiba, que é bastante semelhante.

É importante informar que as tabelas são apenas tabelas de referência (não de normalidade). Isto significa que estar com o peso um pouco abaixo ou acima do esperado nem sempre representam um problema. É importante que você esclareça com o seu médico o que é um peso adequado ou não para o seu bebê.

Quantos gramas o bebê ganha por dia dentro da barriga?

Isto depende um pouco da semana de idade gestacional. Existem períodos aonde o bebê ganha peso mais rapidamente e existem períodos aonde o bebê ganha peso de forma mais lenta. Na tabela abaixo podemos ver as diferentes fases de crescimento do bebê e o ganho de peso esperado por semana de gestação.

Idade GestacionalFaseGanho de Peso Aproximado
Até 16 semanasLenta10 gramas por semana
De 16 a 26 semanasAcelerada85 gramas por semana
De 26 a 38 semanasMáxima200 gramas por semana
Acima de 38 semanasLenta70 gramas por semana

Note que o período de maior ganho de peso do bebê é entre 26 a 38 semanas. Após a 38° semana de gestação o crescimento é novamente lento, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa. Para se ter uma idéia, geralmente com 28 semanas o bebê atinge 1.000g e com 34 semanas cerca de 2.500g.

 

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 28/07/2020   88 Views